Anteprojeto elaborado pelo Ministério da Agricultura prevê controle privado sobre sementes crioulas

Anteprojeto elaborado pelo Ministério da Agricultura prevê controle privado sobre sementes crioulas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) elaborou uma análise preparatória de um projeto com o objetivo de controlar, particularmente, o acesso às sementes crioulas. Essa iniciativa, daria ao órgão o poder de regular o uso das sementes, possibilitando o uso delas por grandes empresas.

Os principais interessados nessa proposta são as principais empresas multinacionais do agronegócio. Donas da maior parte das sementes modificadas geneticamente (transgênicas) de todo o mundo, agora, elas pretendem apossar-se também das sementes crioulas. Segundo o assessor jurídico da Terra de Direitos, a proposta pode tirar o direito dos pequenos agricultores em utiliza-las.

Entendemos que o projeto, apresentado em 2014 e que ainda está caminhando para aprovação, coloca em risco o trabalho de centenas de agricultores familiares, que trabalham na conservação dessas sementes.

A Novo Encanto se opõe a tal proposta que causaria danos à uma das maiores riquezas brasileiras, as sementes crioulas, que conservam em sua si sua genética ancestral de saúde e diversidade!

Leia a matéria na integra aqui

Texto de Julia Morena Oliveira

No Comments

Post A Comment