COMUNICAR É PRECISO

COMUNICAR É PRECISO

Novo Encanto realiza I Reunião da Comunicação Nacional em Bertioga (SP)

No município de Bertioga, litoral norte de São Paulo, 18 integrantes da Assessoria de Comunicação Nacional vieram de diversas regiões do Brasil para, neste 1º de abril de 2017, “navegar” juntos no “mar de trabalho” que vem se apresentando para a Novo Encanto no que diz respeito à estruturação de seu setor de comunicação.

O desafio é grande. Para vencê-lo, a Assessoria de Comunicação Nacional apresentará à Diretoria Executiva da Novo Encanto um plano de comunicação, ferramenta de gestão cujo objetivo, neste período, é demonstrar todo o potencial da Novo Encanto enquanto Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com representações em todas as capitais e principais cidades do interior.

Durante a reunião, os participantes revisaram pontos chave desse plano e estabeleceram prioridades de trabalho, como a necessidade de um diálogo maior com as monitorias e de realização de uma pesquisa de opinião, para auxiliar a equipe na definição de estratégias comunicacionais que evidenciem a atuação da Novo Encanto como uma das maiores ONGs do país.

“O Plano de Comunicação é nossa ‘vela’ para navegarmos favoráveis ao vento”, compara Michela Brígida Rodrigues, assessora de comunicação da Novo Encanto: “Ele possibilita definir quem é o público-alvo das ações, o conteúdo a informar e quais são os canais para se chegar a esse público”.

Fortalecimento Institucional

O momento atual é de fortalecimento, afirma Guilherme Eidt, diretor executivo da Novo Encanto que esteve presente na reunião: “A chave para o amadurecimento institucional da Novo Encanto é a gestão do conhecimento, com o registro dos trabalhos, a sistematização das experiências e a divulgação de boas práticas socioambientais implantadas nas comunidades e nos Núcleos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV), instituição parceira da Novo Encanto”.

Essa parceria delimita um “horizonte” de trabalho para a Comunicação, uma vez que é por meio de um Termo de Cooperação Técnica (TCT) assinado entre as duas instituições, que a Novo Encanto vem atuando com educação ambiental, com o desenvolvimento e a implementação de técnicas de permacultura, agrofloresta e preservação de nascentes, entre outras ações e projetos.

“A Comunicação deve mostrar o que é a Novo Encanto, dar visibilidade para essas ações e os projetos realizados. As pessoas precisam saber que a Novo Encanto contribui em áreas de interesse estratégico do CEBUDV”, explica Guilherme, referindo-se ao trabalho desenvolvido na Central de Formação de Plantadores.

Para isso, o Sentinela da Floreta, a nova página na internet, a maior atividade e protagonismo nas Redes Sociais “tem papel fundamental”, afirma.

Também presente, Augusto Cezar Soares Neto, coordenador da 3ª Região da Novo Encanto, onde ocorreu a reunião, acredita que a Comunicação da Associação está formando e organizando a equipe para atender a esse novo momento: “Vejo que é um trabalho de estruturação da Novo Encanto perante a sociedade”.

Em clima de alegria, amizade e cooperação, a reunião também permitiu conhecer os bons anfitriões do Núcleo Estrela Bonita e estabelecer laços de amizade.

Agradecendo a oportunidade de sediar a reunião, o presidente do núcleo, Carlos Alberto Bicudo, endossou a importância do trabalho da Comunicação em mostrar o que faz a Novo Encanto e para possibilitar uma maior participação dos sócios do CEBUDV nesse “mar de trabalho”.

Vamos navegar!

 

Texto: Vinícius Mauricio de Lima.

 

 

 

No Comments

Post A Comment