Colabore com a feira de sementes crioulas de Pirenópolis

Flavio Biodiversidade, Cultura, Sustentabilidade Deixar Comentário

A coordenação da Novo Encanto na 8ª Região realizará, em parceria com a Prefeitura de Pirenópolis (GO), em 15 de outubro de 2016, a 2ª Feira de Sementes Crioulas de Pirenópolis.

Parte de um esforço global em defesa da liberdade dos agricultores de cultivarem suas próprias sementes, as feiras de sementes contribuem para a segurança alimentar e com a preservação e manutenção de sistemas de cultivos agroecológicos biodiversos. Espaço de vivências e intercâmbio de saberes, esse movimento fortalece as relações entre os agricultores locais e comunidades tradicionais indígenas e quilombolas que realizam o resgate e multiplicação de suas sementes ancestrais. Também conhecidas como sementes crioulas, elas são uma fonte de diversidade biológica e nutricional para os povos.

A Novo Encanto reconhece as sementes crioulas como patrimônio da humanidade, um legado de nossos antepassados, e procura honrar esse trabalho de resgate, multiplicação e partilha entre agricultores familiares e camponeses. “A Feira em 2015 foi uma experiência riquíssima e encantadora. O valor espiritual e simbólico presente no sentimento de gratidão e alegria das pessoas, que compartilharam também sementes de esperança e paz, nos motivou a realizar a 2ª Feira este ano”, disse Jane Simoni, coordenadora da Novo Encanto na 8ª Região.

Para ampliar o alcance desse trabalho e viabilizar a participação de agricultores familiares, assentados e comunidades tradicionais da região, está em curso uma campanha de arrecadação nacional.

Colabore para o sucesso dessa iniciativa, acesse http://bit.ly/feiradesementes e faça sua contribuição espontânea. Doações acima de R$75 recebem uma linda camiseta promocional da Feira.

Outras informações para doações: coord.regiao8@novoencanto.org.br.

Texto: Redação Novo Encanto
Foto: Agnar Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.