Novo Encanto apoia ação em defesa do cerrado

Flavio Água, Biodiversidade, Sustentabilidade Deixar Comentário

A Novo Encanto quer celebrar o Dia do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, apoiando a iniciativa da Fundação Mais Cerrado em defesa da ampliação do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

O Parque foi criado em 1961 com uma área original de 625 mil hectares. Teve seu tamanho reduzido a 171 mil hectares em 1972. Nove anos depois, em 1981, sua área foi reduzida para os atuais 65 mil hectares de área protegida.

Em poucas décadas, mudanças no uso da terra converteram extensas áreas de florestas nativas em campos para produção agropecuária, exploração madeireira, mineração e produção de carvão vegetal. O efeito combinado de desmatamentos, incêndios e queimadas comprometem os serviços ecossistêmicos prestados pelo bioma do Cerrado como regulador do clima e sumidouro de carbono.

Conhecido como “berço das águas” por abrigar as nascentes das bacias hidrográficas do Prata, São Francisco e Tocantins-Araguaia, o Cerrado é o 2º maior bioma do país, ocupando cerca de 25% do território nacional. É a formação savânica mais biodiversa do mundo, com 5% da biodiversidade global, apresentando também grande diversidade sociocultural, com mais de 80 etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros e quebradeiras de coco, entre outros.

Após estudos técnicos e consultas públicas à sociedade, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) propôs a ampliação do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Governo de Goiás, a proposta aguarda agora a assinatura do presidente da República. Se aprovada, a área atual do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros será multiplicada quatro vezes e retomará parte de seu espaço original, chegando a 242 mil hectares de área protegida.

A busca por estratégias sustentáveis para conservação desse bioma é fundamental para a proteção global do clima. A Fundação Mais Cerrado, entidade que promove a preservação e recuperação do bioma, iniciou uma campanha de mobilização.

Acesse a página da Rede Mais Cerrado no Facebook, assine a petição on line em http://www.maiscerrado.com.br/, e fortaleça esta ação em defesa da ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Texto: Redação Novo Encanto
Foto: Bento Viana

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.