NOVO ENCANTO PLANTA ÁRVORES NATIVAS EM PERNAMBUCO

NOVO ENCANTO PLANTA ÁRVORES NATIVAS EM PERNAMBUCO

A primavera começou no dia 23 de setembro e já vem trazendo boas notícias. Duas equipes da 10ª Região da Novo Encanto vêm realizando um trabalho de plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, na região metropolitana de Recife e na cidade de Bonito, em Pernambuco.

As atividades são realizadas em cooperação técnica com o Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV), parceiro da Novo Encanto, no terreno do núcleo Cajueiro, na região metropolitana de Recife (PE).

O trabalho iniciou no mês de agosto com a identificação de espécies nativas frutíferas e medicinais já presentes no terreno. Também foram plantadas mudas de mangueira, jamelão, acerola, pitanga e pau d’arco.

Tatiana Vasconcelos, monitora da Novo Encanto, explica que foram identificadas árvores frutíferas que já estavam na área, como mangueiras, cajueiros, pitangueiras e seriguelas, além de  duas espécies de maracujá.

“Vamos plantar outras espécies da Mata Atlântica, como pau-brasil, para termos árvores de grande porte”, explica ela.

As equipes trabalham para montar um sistema agroflorestal, num consórcio de espécies de árvores com objetivo de recuperar a floresta degradada.

Carolina Holanda, integrante do Departamento de Plantio e Meio Ambiente da UDV na região, explica que nesse sistema agroflorestal outros vegetais, como o mariri e a chacrona, utilizados em rituais religiosos no âmbito do CEBUDV, convivem com árvores nativas da região de Mata Atlântica e crescem em sintonia com o meio em que estão inseridas.

 

Texto: Leandro Pellizzoni, Assessor Regional de Comunicação da Novo Encanto na 10ª Região

Fotos: Glauco Barbalho

 

No Comments

Post A Comment