NOVO ENCANTO APOIA ATIVIDADE DE APICULTURA NA SERRA GAÚCHA

NOVO ENCANTO APOIA ATIVIDADE DE APICULTURA NA SERRA GAÚCHA

Oficina realizada pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal  trabalhou com abelhas da espécie Jataí

 

Com o objetivo de estimular as crianças a refletir sobre a  importância da biodiversidade e dos cuidados com a saúde e com a Natureza, a Novo Encanto, apoiou, no dia 05/08, uma atividade de educação ambiental feita pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, que é uma entidade parceira da Novo Encanto por meio de um trabalho feito em cooperação técnica com a Organização.

A atividade reuniu nove crianças, sete jovens e seis adultos no Sítio Palmará, na zona rural da cidade de Antônio Prado, na Serra Gaúcha, para conhecerem de perto as abelhas Jataí.

As crianças e os jovens ficaram encantados com as abelhas.  “Nós abrimos as caixas onde as abelhas vivem, mostramos para a garotada como elas se organizam e produzem o mel”, explica o apicultor Élio Gerônimo Chilanti, responsável pelo evento.

A Jataí é uma espécie de abelha sem ferrão capaz de produzir um mel que chama a atenção pelos benefícios nutricionais. “Esse mel é muito procurado por quem quer melhorar o sistema respiratório e fortalecer o organismo e também por pessoas que querem, simplesmente, experimentar um mel com sabor diferente”, conta.

A partir dessa atividade, a Novo Encanto de Antônio Prado irá organizar um trabalho com o objetivo de envolver, ainda mais, as crianças na criação de abelhas. “Ganhamos uma caixa de abelhas nativas para nos aproximarmos dessa riqueza da natureza, que é a produção de mel”, comenta Adriana Iguariassá, monitora da Novo Encanto em Antônio Prado.

Sobre a abelha Jataí

A abelha Jataí é nativa do Brasil, encontrada desde o Rio Grande do Sul até o México.

É uma abelha bastante rústica, com grande capacidade de fazer ninhos e sobreviver em diferentes ambientes, inclusive em áreas urbanas.

Produz mel em menor quantidade do que as abelhas com ferrão, mas o preço de venda é bem maior. Um litro desse mel chega a custar R$ 100.

 

Texto: Patrícia Silveira Correia da Silva, jornalista da 9ª região da Novo Encanto

No Comments

Post A Comment