OUTONO DE 2017 É TEMPO DE TRANSFORMAÇÃO NA NOVO ENCANTO

OUTONO DE 2017 É TEMPO DE TRANSFORMAÇÃO NA NOVO ENCANTO

Organização se Fortalece nesta Estação, com Projetos de Comunicação em Nível Nacional

 

Com a força das águas de março fechando o Verão, como disse o poeta, e o brilho desta Lua nova iluminando o início do Outono, a Novo Encanto prossegue com o “plantio” de ações para seu fortalecimento institucional.

A partir de hoje, dia 27/03, começa o trabalho com os novos Assessores de Comunicação Regionais indicados pelos Coordenadores das 17 Regiões de atuação da Novo Encanto. Esse projeto, que estrutura a Comunicação Nacional da Organização, tem o objetivo de divulgar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelas Monitorias Brasil adentro, em todas as capitais e principais cidades do país.

Neste dia 27/03, também tem início o trabalho de novos jornalistas no Blog da Novo Encanto, os quais assumirão Editorias fixas de “Notícias”, “Educação Ambiental”, “Campanhas”, “Colunistas” e “Projetos e Parcerias”.

Mas as novidades não param por aí… No dia 1º de abril de 2017, será realizada a primeira reunião da Equipe Nacional da Comunicação da Novo Encanto em Bertioga (SP), com a participação de voluntários de diferentes regiões do país. Na programação, os integrantes da Equipe se reúnem para apresentar à Diretoria Executiva trabalhos em andamento e para consolidar um Plano de Comunicação.

 O Plano de Comunicação é uma ferramenta que possibilita projetar ações, dimensionar estratégias, definir objetivos e estabelecer prioridades de trabalho a longo prazo para uma organização, produto ou projeto específico, no que diz respeito à comunicação. Ele serve para estabelecer um plano de ação e trazer unidade em termos de procedimentos, oferecendo qualidade e eficiência na comunicação, seja ela interna ou direcionada ao público externo.

 

Projetos e Ações da Comunicação Nacional

Com 27 anos de vida em 30 de janeiro de 2017, A Novo Encanto tem muitas histórias e notícias para comunicar. A 2ª edição do Boletim Informativo Sentinela da Floresta, uma revista on line criada para trazer à luz os trabalhos feitos com muito amor pelas Monitorias da Novo Encanto, veio comemorar a data, neste verão de 2017, com uma edição especial de aniversário.

Também neste verão aconteceu o lançamento do novo site (http://novoencanto.org.br/), uma plataforma pensada para trazer mais investidores, reforçar o vínculo com os associados e fortalecer a imagem institucional da Novo Encanto.

A comunicação interna com os sócios efetivos da Novo Encanto também recebeu um fortalecimento com o trabalho que Salete Moraes, responsável na Equipe pela Comunicação Institucional, vem realizando nos grupos de e-mails do Google Groups, estimulando o diálogo com coordenadores, monitores e expedicionários (pessoas que participam das Expedições ao Seringal Novo Encanto).

Nas redes sociais, o trabalho da Novo Encanto também vem se fortalecendo, com mais atualizações periódicas na Fanpage do Facebook, trabalho que vem sendo realizado pelos dois Editores de Conteúdo: Denise Farias (editora de texto) e Artur Bicalho (editor de arte).

Essas ações de comunicação foram fundamentais para o desenvolvimento, em conjunto com a Assessoria de Educação Ambiental, do Projeto Se Liga no ABC – O Desafio da Água: Uma Câmera na Mão e uma Ideia na Cabeça nos 247 núcleos e Distribuições Autorizadas do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV).

Esse projeto, possível graças ao trabalho em conjunto da Novo Encanto com a UDV por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, vem mobilizando as Monitorias a gravar vídeos com imagens informativas a respeito do trabalho realizado com as Diretrizes ABC (Água, Biodiversidade e Cultura) nos núcleos.

Na concepção de Teodoro Irigaray, Presidente do Conselho Diretor da Novo Encanto, “A Comunicação é fundamental não somente nesse processo de fortalecimento institucional da Novo Encanto, mas também de motivação dos sócios para o compartilhamento de experiências”.

Para ele, a comunicação da Novo Encanto está em uma nova dinâmica, pela qual  se espera “agregar mais pessoas para que esse trabalho realmente possa frutificar”.

Venha se unir com a gente neste plantio! Um bom outono a todos!

Texto: Michela Brigida Rodrigues

Colaborou: Vinícius Mauricio de Lima

No Comments

Post A Comment