PROJETO SE LIGA NO ABC

PROJETO SE LIGA NO ABC

O Desafio da Água: “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”

 

Atenção, atenção, coordenadores e monitores da Novo Encanto! 

No dia 22 de março, para celebrar o Dia Mundial da Água, queremos fazer uma atividade que chame a atenção de todos para a importância do uso adequado desse precio
so e sagrado líquido.

Na próxima escala de trabalho, no dia 18 de março,você, que é monitor ou coordenador da Novo Encanto, pode ser também um cineasta amador por um dia!

Separe alguns minutos de seu sábado e grave um pequeno vídeo, de forma simples, com três minutos de duração no máximo, contendo imagens informativas do trabalho com a Água em seu núcleo de atuação (veja algumas orientações para fazer e enviar o vídeo).

Queremos publicar seu vídeo em nossa Página do Facebook e inspirar os amigos da Novo Encanto com ações positivas ligadas à Água.

Não perca essa oportunidade! Pegue seu celular, sua câmera digital compacta ou profissional e mãos à Obra!

Leia as informações abaixo para compreender melhor o sentido desta atividade.

Diretrizes ABC: honrando o trabalho construído com novas tecnologias

O Desafio da Água é a primeira de três Ações Ecológicas que as Assessorias de Educação Ambiental e Comunicação Nacional estão propondo realizar junto às monitorias da Novo Encanto em 2017.

O objetivo é, usando a tecnologia de que dispomos neste momento (como a facilidade de gravar um vídeo e compartilhar informações), resgatar trabalhos iniciados nas gestões anteriores. Além disso, queremos utilizar as redes sociais para serem canais de troca de experiências entre as monitorias, aumentando a visibilidade dos trabalhos realizados nos núcleos da UDV e estimulando novas atividades.

Um outro resultado que se espera é a sistematização dos trabalhos apresentados, a qual tornará possível, no futuro, a publicação do 2º volume do Manual de Boas Práticas – ABC.

Por meio de ações positivas como essa do Desafio da Água, queremos que, durante todo o tempo, esse trabalho seja realizado com alegria e motivação, sempre alinhado aos princípios estabelecidos no Manual da Monitoria.

Como será o trabalho em 2017

Neste ano, trabalharemos com três datas do Calendário Ecológico (anexo IX do Manual da Monitoria): Dia Mundial da Água no dia 22/03, Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 05/06 e Início da Primavera no dia 23/09.

O objetivo principal da Novo Encanto com o Calendário Ecológico é motivar os monitores e monitoras (que são as “representações locais da Novo Encanto”, de acordo com o Manual da Monitoria), pautando ações conjuntas, relacionadas aos temas Água, Biodiversidade e Cultura, os quais compõem as diretrizes socioambientais do Centro.

Ao longo de 2017, as três Datas escolhidas serão trabalhadas por um período de três meses, cada. As atividades das monitorias deverão ser registradas em pequenos vídeos, conforme explicado na primeira parte deste texto.

Começaremos o trabalho com a Água, eixo temático até o mês de maio. O objetivo é evidenciar o tema (Dia Mundial da Água no dia 22/03) e estimular atividades que destaquem: a importância da preservação das nascentes; novas ideias de captação de água; o uso responsável da água (começando por verificar, nas dependências do núcleo de atuação da monitoria, se existem vazamentos, depois saná-los e fazer campanhas educativas, no sentido de economizar este bem precioso); novas ideias de reaproveitamento e captação de água.

 A partir do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, trabalharemos com ações ligadas à Biodiversidade. E, no início da Primavera, em 23 de setembro, construiremos ações voltadas à Cultura.

Veja nossa programação abaixo:

 

DATAS DO CALENDÁRIO ECOLÓGICO PARA ATIVIDADES EM 2017
Sistema Início do período das atividades Tema da data do Calendário Ecológico Período das atividades
A 22/03 Dia Mundial da Água MAR a MAIO
B 05/06 Dia Mundial do Meio Ambiente JUN a AGO
C 23/09 Início da Primavera (2017) SET a NOV

 

 

Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelas Listas ou pelos e-mails:
ASSESSORIAS COORDENANDO ESTA AÇÃO

Paola Simoni
Educação Ambiental: educacao@novoencanto.org.br

Michela Brigida
Comunicação Nacional: comunicacao@novoencanto.org.br
EQUIPE DE COMUNICAÇÃO NACIONAL “EM AÇÃO”

Salete Moraes: secretaria.comunica@novoencanto.org.br
Artur Bicalho: arte@novoencanto.org.br
Denise Farias: redacao@novoencanto.org.br
Renata Sá Premen: educacao.comunica@novoenvanto.org.br

 

1Comment

Post A Comment