SERINGAL NOVO ENCANTO: APRENDIZADOS E VIVÊNCIA NA FLORESTA AMAZÔNICA

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da 15ª Expedição ao Seringal Novo Encanto, localizado na fronteira do Amazonas com o Acre. O evento ocorrerá entre os dias 13 e 18 de julho e será aberto aos sócios da União do Vegetal (UDV), que terão a oportunidade de vivenciar momentos de contato com a natureza e conhecer a Floresta Amazônica.

Nesta edição, uma das novidades da programação é a visita ao Seringal Sunta, onde os participantes poderão conhecer mais a respeito das origens da UDV. De acordo com o presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, Teodoro Irigaray, a expedição é um momento rico, no qual se pode aprender mais da UDV, da floresta amazônica e da própria Associação.

“Participar de uma expedição ao Seringal Novo Encanto é ter a oportunidade de experiências e aprendizados revigorantes, em ambiente florestal, conhecendo mais de perto o modo de vida dos seringueiros. Cada expedição contribui para fortalecer o Seringal enquanto área de conservação sob nossa responsabilidade, aproximando os caianinhos das raízes da União do Vegetal”, afirmou Irigaray.

A abertura oficial da expedição acontecerá no dia 13 de julho, com a apresentação dos participantes. Para o dia 14 de julho está sendo preparada uma atividade de vivência na floresta e conhecimento dos povos tradicionais da região, o que incluirá caminhada acompanhada de mateiros, identificação dos nove vegetal e banho de igarapé.

Além disso, também serão realizadas atividades a respeito de práticas agroflorestais, sustentabilidade, biodiversidade e poder das plantas medicinais, assim como passeios de barco, visita à Samaúma e atividades culturais.

Quem já participou de outras edições da expedição recomenda o passeio. É o caso do jornalista Cláudio Oliveira, que mora em Cuiabá (MT). “O Seringal Novo Encanto é um paraíso na Terra. Vale cada momento nessa floresta maravilhosa e o aprendizado é turbinado, conhecendo os nove vegetal e o ambiente mágico em que nasceu a União do Vegetal. Mais do que recomendar, não vejo a hora de voltar”, disse Cláudio, que também é fotógrafo e disponibilizou os registros da visita ao Seringal em sua página no Flickr.

Inscrições

As inscrições para a expedição podem ser feitas pelo site www.expedicaonovoencanto.eventize.com.br e as vagas são limitadas. O valor da inscrição é R$ 850, com opções de parcelamento em até 10 vezes. Nesse valor estão incluídos translado do aeroporto de Rio Branco / Núcleo UDV / Seringal Novo Encanto / Plácido de Castro / Seringal Sunta / Rio Branco, alimentação, hospedagem e passeio de barco. Os bilhetes aéreos até Rio Branco (AC) devem ser adquiridos pelos participantes.

As pessoas que tiverem dúvidas ou quiserem mais informações a respeito da expedição podem enviar e-mail para novoencantosecretaria@gmail.com.

Seringal

O Seringal Novo Encanto é uma área de 8.125 hectares, situada no município de Lábrea (AM), na fronteira com o Acre. Foi a aquisição e necessidade de preservação desse local que deram origem à Associação Novo Encanto, em 1990. A entidade realiza diversas ações para preservar essa área contra invasões, extração de madeira e devastação da floresta. Parte das ações desenvolvidas na região é focada no ecoturismo, além de atividades econômicas sustentáveis, como a produção de castanha e couro vegetal.

Localizado em uma área de grande importância ambiental devido à sua biodiversidade, o Seringal Novo Encanto possui 381 espécies de plantas identificadas e uma grande variedade de sistemas hídricos com um rio, doze igarapés e seis lagoas.

Larissa Campos
Comunicação – Novo Encanto

No Comments

Post A Comment