TRIBUTO À AMBIENTALISTA IARA REINKE

TRIBUTO À AMBIENTALISTA IARA REINKE

Em homenagem à Iara Reinke, apresentamos algumas mensagens que estamos recebendo de nossos sócios desde o dia 7/04, data em que nossa querida amiga, conselheira e sócia da Novo Encanto fez a sua passagem.

 

 

À saudosa companheira de luta e trabalho

 

Ambientalista de alma e coração, Iara Reinke dedicou-se à Associação Novo Encanto nos mandatos 2009 a 2012 e 2012 a 2015.

Com sua presença disciplinada, fruto de uma boa educação alemã, provou estar pronta para o trabalho e, com um sorriso no rosto e leveza nas ações, animou a Diretoria, da qual fazia parte, bem como todos os coordenadores regionais e monitores, no desenvolvimento da Educação Ambiental nos Núcleos do CEBUDV.

Foi responsável pela disseminação dos conceitos ambientalistas, estruturados de forma didática no ABC – Água, Biodiversidade e Cultura – orientando as ações ecológicas nos Núcleos da UDV.

Reverenciamos o nobre trabalho de Iara Reinke de Castro e manifestamos nossa singela gratidão a esta irmã do Corpo do Conselho que, por sua caminhada constante, deu provas de reconhecer a Luz do Mestre e que, na altura de seu mérito, ora se encontra em uma das moradas do Pai.

Genis Garcia Pereira Junior

Mestre Representante da UDV no núcleo Rei Divino, em Mairiporã (SP), presidente da Novo Encanto (junho de 2009 a março de 2012) e membro do Conselho Consultivo da Organização

 

 

 

Palavras de Agradecimento

 

Reproduzo aqui, com muito carinho, gratidão e reconhecimento pelo trabalho prestado a Novo Encanto pela amiga querida e saudosa Conselheira Iara Reinke, as palavras de agradecimento que um dia ela me enviou e que, muitas vezes, dirigiu enquanto oradora em encontros e dinâmicas da Novo Encanto por este Brasil.

Essas palavras de agradecimento chegam até nós originadas dos povos nativos americanos habitantes do norte, na região hoje conhecida como o estado de Nova York, e do sul do Canadá.

Dedico a você, minha querida amiga Iara, com louvor e gratidão!!!  Guardo em mim as boas lembranças do seu amor pela Obra do Mestre e pela comunhão com a Natureza!!!

Gratidão por ter me ensinado um tanto do seu amor pela natureza e comunhão com o Sagrado!!!

Que sua alma siga em Paz e que Deus traga o conforto a todos da família!!!

LUZ, PAZ, AMOR!!!

Sara da Silva Abes

Conselheira do Núcleo Senhora Santana, em Campo Grande (MS)

 

PALAVRAS DE AGRADECIMENTO – SAUDAÇÕES AO MUNDO NATURAL (explicação de John Stokes)
Estas palavras de agradecimento chegam até nós originadas dos povos nativos americanos (também conhecidos como Iroquis ou Seis Nações – Mohawk, Oneida, Cayuga, Onondaga, Seneca e Tuscarora) habitantes do norte, na região hoje conhecida como o estado de Nova York e ao sul do Canadá. As palavras de Agradecimento têm raízes antigas, datam de mais de 1000 anos desde a elaboração da Grande Lei da Paz por um homem conhecido por Pacificador. Hoje estas palavras ainda são faladas na abertura e fechamento de todas as cerimonias de reuniões governamentais realizadas pelas Seis Nações.
Um orador é escolhido para expressar as saudações de gratidão do povo. Eles escolhem suas próprias palavras, pois somos todos únicos e temos nossa própria maneira de agradecer, mas a forma geral é tradicional e segue uma ordem pela qual nós podemos nos relacionar com toda a Criação. A saudação é feita baseada na crença de que uma comunicação espiritual de gratidão e o reconhecimento de todas as coisas vivas deve ser feita para alinhar as mentes e os corações das pessoas com a Natureza. Isto forma um princípio norteador de cultura.
Acreditamos que todas as pessoas em um momento de sua história têm palavras semelhantes de reconhecimento ao trabalho do Criador. Com isso em mente, nós oferecemos estas palavras como uma maneira de resgatar e compartilhar esta visão. Nossa versão de Agradecimentos tem sido modificada pela juventude de uma maneira geral – ela foi reduzida, e muitas referências à cultura das Seis Nações foram generalizadas. Esperamos que isto facilite o acesso destas palavras aos leitores de todo o mundo.
 Foi a visão original de Jake Swamp fazer com que estas Palavras de Agradecimentos possam chegar a todas as crianças do mundo, “para que num futuro próximo, quando elas saírem e se encontrarem, percebam que todos vêm do mesmo princípio.”
(…)
Nós convidamos vocês a receberem estas palavras, para que nossa atenção concentrada possa nos ajudar a redescobrir nosso equilíbrio, respeito e nos tornarmos “um” com a natureza.
“Agora nossos pensamentos são um.”
John Stokes
The Tracking Project ou “Projeto Pegadas”, em Português.
Texto disponível em livreto à venda no site do The Tracking Project: http://www.thetrackingproject.org/ttp/products/the-tracking-project-teaching-resources/)

 

PALAVRAS DE AGRADECIMENTO

Os Povos

Hoje nós estamos reunidos e vemos que os ciclos da vida continuam. A nós foi dada a missão de vivermos em equilíbrio e harmonia uns com os outros e com todas as coisas vivas. Então, neste momento, unimos nossos pensamentos em um só, saudamos e agradecemos uns aos outros como pessoas que somos. Agora nossos pensamentos são um.

A Mãe Terra

Somos todos gratos à nossa Mãe Terra, pois ela nos dá tudo que precisamos para viver. Ela apoia nossos pés sobre o chão quando caminhamos sobre ela. Ela nos dá a certeza de que continuará a cuidar de nós como tem cuidado desde o começo dos tempos. À nossa Mãe Terra, enviamos nossa saudação e gratidão. Agora nossos pensamentos são um.

As Águas

Nós agradecemos a todas as Águas do mundo por saciar a nossa sede e nos prover de forças. Água é vida. Sua força é conhecida de diversas formas – cachoeiras e chuva, orvalhos e riachos, rios e oceanos. Com um pensamento, nós mandamos nossa saudação e gratidão ao espírito da Água. Agora nossos pensamentos são um.

Os Peixes

Nós agora voltamos nossos pensamentos para todos os Peixes das águas. Eles foram instruídos a limpar e purificar a água. Eles também se doam para nós em forma de alimento. Somos gratos por ainda podermos encontrar água pura. Então, nós nos dirigimos neste momento aos Peixes e mandamos nossa saudação e gratidão. Agora nossos pensamentos são um.

As Plantas

Agora nós nos dirigimos aos vastos campos onde vivem as Plantas. Tão longe quanto nossos olhos podem ver, as Plantas crescem, realizando muitas maravilhas. Elas sustentam muitas formas de vida. Com os nossos pensamentos reunidos, nós agradecemos e queremos ver as Plantas vivas por muitas gerações futuras. Agora nossos pensamentos são um.

As Plantas que Alimentam

Com um só pensamento, nós, neste momento, honramos e agradecemos a todas as plantas que nos servem de alimento e que colhemos nas hortas e nos campos. Desde o começo dos tempos, os grãos, verduras, feijões e frutas têm ajudado os povos a sobreviverem. Muitas outras formas de vida retiram seu sustento das plantas também. Nós reunimos todas as Plantas Alimentícias em uma e por ela mandamos nossa saudação e gratidão. Agora nossos pensamentos são um.

As Ervas Medicinais

Agora nós nos dirigimos a todas as Ervas Medicinais de todo o mundo. Desde o princípio, elas foram instruídas a afastar as doenças. Elas estão sempre esperando, prontas para nos curar. Estamos felizes que ainda estão entre nós aquelas poucas pessoas especiais que se lembram como usar estas plantas para curar. Com um só pensamento, nós mandamos nossa saudação e gratidão às Ervas Medicinais e aqueles que as preservam. Agora nossos pensamentos são um.

Os Animais

Nós reunimos nossos pensamentos para mandar nossa saudação e gratidão a toda a vida Animal do planeta. Eles têm muitas coisas a nos ensinar como pessoas. Nós os vemos próximos de nossas casas e no silêncio das florestas. Estamos felizes por eles ainda estarem aqui e esperamos que seja sempre assim. Agora nossos pensamentos são um.

As Árvores

Nós, agora, dirigimos nossos pensamentos às Árvores. A Terra tem muitas famílias de Árvores que têm sua própria missão e utilidade. Algumas nos fornecem abrigo e sombra, outras com frutos, beleza e outras coisas úteis. Muitos povos do mundo usam a Árvore como um símbolo de paz e força. Com um só pensamento, nós saudamos e agradecemos a vida das Árvores. Agora nossos pensamentos são um.

Os Pássaros

Nós reunimos nossos pensamentos e agradecemos a todos os Pássaros que se movimentam e voam sobre nossas cabeças. O Criador os presenteou com melodias maravilhosas. Todos os dias eles nos lembram que devemos aproveitar e apreciar a vida. A águia foi escolhida para ser o líder deles. A todos os Pássaros – do menor ao maior – nós mandamos nossa saudação mais alegre e nossa gratidão. Agora nossos pensamentos são um.

Os Quatro Ventos

Somos gratos aos poderes conhecidos como Quatro Ventos. Nós ouvimos suas vozes no ar que se movimenta e eles nos refrescam e purificam o ar que respiramos. Eles ajudam a trazer a mudança das estações. Das quatro direções eles vêm, trazendo mensagens e nos dando força. Com um só pensamento, nós mandamos nossa saudação e gratidão aos Quatro Ventos. Agora nossos pensamentos são um.

Os Trovões

Agora, nós nos voltamos para o oeste onde nossos avós, os Seres Trovões vivem. Com relâmpagos e trovoadas, eles trazem com eles a água que renova a vida. Nós reunimos nossas mentes em uma só e mandamos nossa saudação e gratidão aos nossos avós, os Trovões. Agora nossos pensamentos são um.

O Sol

Nós, agora, enviamos nossa saudação e gratidão ao nosso Irmão Maior, o Sol. A cada dia, sem faltar, ele viaja pelo céu de leste a oeste, trazendo a luz de um novo dia. Ele é a fonte de todo o fogo da vida. Com um só pensamento, nós enviamos nossa saudação e gratidão ao nosso irmão, o Sol. Agora nossos pensamentos são um.

Avó Lua

Nós reunimos nossos pensamentos e somos gratos à Avó Lua, a luz que ilumina a noite no céu. Ela é a líder das mulheres em todo o mundo, e ela governa o movimento das marés nos oceanos. Com a mudança da sua face nós medimos o tempo, e é a Lua que determina a chegada das crianças aqui na Terra. Com um só pensamento, nós mandamos nossa saudação e gratidão à nossa Avó Lua. Agora nossos pensamentos são um.

As Estrelas

Somos gratos às Estrelas que estão espalhadas pelo céu como joias. Nós as vemos na noite, ajudando a Lua a iluminar a escuridão trazendo o orvalho para os jardins e seres em crescimento. Com nossos pensamentos reunidos em um só, nós enviamos nossa saudação e gratidão a todas as Estrelas. Agora nossos pensamentos são um.

Aos Mestres Iluminados

Nós reunimos nossos pensamentos para saudar e expressar nossa gratidão aos Mestres Iluminados que têm vindo nos ajudar através dos tempos. Quando nós esquecemos como viver em harmonia, eles nos lembram a maneira pela qual fomos orientados a viver como pessoas. Com um só pensamento, nós mandamos nossa saudação e gratidão a estes amados Mestres. Agora nossos pensamentos são um.

O Criador

Agora, nós dirigimos nossos pensamentos ao Criador, ou Grande Espírito, e enviamos nossa saudação e gratidão por todos os presentes da Criação. Tudo que precisamos para viver está aqui na Mãe Terra. Por todo o amor que ainda está a nossa volta, nós reunimos nossos pensamentos em um só e mandamos nossas melhores palavras de saudação e gratidão ao Criador. Agora nossos pensamentos são um.

Conclusão

Chegamos agora ao momento onde concluímos nossas palavras. De todas as coisas que mencionamos, não foi nossa intenção deixar outras de fora. Se alguma coisa foi esquecida, nós deixamos que cada um mande sua saudação e gratidão na sua própria maneira. Agora nossos pensamentos são um.

 

 

 

Prezados amigos da Novo Encanto

 

Quero também manifestar minha gratidão e respeito à nossa querida amiga Iára Reinke Soares Castro.

Vim acompanhando, um pouco à distância, a luta empreendida da Iára  pela recuperação da sua saúde física, e fiquei extremamente sentido, quando recebi a notícia o seu desencarnamento, por meio de uma mensagem do amigo comum Giancarlo Stefanuto.

Desde 2001 até o final da gestão da qual fui presidente da Novo Encanto em 2009 (e o Giancarlo foi vice), e na continuidade dos trabalhos da Entidade, a Iára se fez presente com notável vontade de transmitir o seu conhecimento e vivência a todos nós, que sentíamos (e ainda vamos sentir!) a integralidade de seus propósitos.

A Iára foi responsável pela Educação Ambiental na Novo Encanto neste período todo. Inclusive, quando esteve à frente da Regional Sul, sempre pautou seu trabalho com o objetivo de conscientizar, cada vez mais, os associados distribuídos pelos Núcleos da União, com respeito à importância da preservação da Natureza em todo seu amplo espectro.

Trabalhava quase incansavelmente, no dia a dia,  a traçar o melhor caminho pra chegar cada vez mais próximo de seus objetivos.

Sinto que a nossa gestão teve seu ápice quando da realização do II Congresso Internacional da Hoasca em 2008, quando a diretoria apresentou o que a Novo Encanto estava fazendo em prol de um ambiente mais saudável, principalmente nos núcleos da UDV.

E coube à Iára apresentar toda a parte de Educação Ambiental da nossa Entidade, o que pode ser visto no livro “Hoasca, ciência, sociedade e meio ambiente” organizado pelo Joaze Bernardino-Costa, editado em 2011 pelo Mercado das Letras.

Nesta publicação, onde está contido tudo que foi apresentado no Congresso, das páginas 337 a 346 há a apresentação da Iára, que com  muita sensibilidade e cuidado, apresentou tudo aquilo que se fazia e se fez em termos de Educação na Novo Encanto.

E ela inicia, com a mesma citação que a Sara Abes (que também participou do Congresso em nome da Novo Encanto) faz em homenagem à nossa amiga… Com a saudação do povo nativo americano à natureza…“Hoje nós estamos aqui reunidos e vemos com alegria que os ciclos da vida continuam. A nós foi dada a missão de vivermos em equilíbrio e harmonia uns com os outros e com todas as coisas vivas…”

Continua Iára… Essas palavras fazem menção aos ciclos da natureza, com os quais a humanidade conviveu milhares de anos, em plena ordem e sustentabilidade. Nossos ancestrais trouxeram até nós água limpa, ar puro e alimentos integrais…

Esta apresentação da Iára  pode ser vista na íntegra neste livro citado.

Nossa despedida a Iára, esta mulher guerreira que deixou inúmeras demonstrações de vontade e de querer  viver com intensidade, tendo o objetivo de influir positivamente nos destinos da humanidade. Cabe a todos, de alguma forma, dar continuidade a este trabalho.

Iára,  que está hoje, com certeza, em um lugar de Luz, conduzida pelo nosso Mestre Gabriel, abraço fraterno querida amiga!

Abraços a todos

Flavio Gordon

Mestre da UDV no núcleo Lupunamanta, presidente da Novo Encanto em três triênios, de junho de 2001 a março de 2009 e membro do Conselho Consultivo da Organização

 

 

 

Seu compromisso nos encoraja. Excelente educadora ambiental, nos auxiliou e muito na elaboração do ABC que o Centro tem hoje.

Paz a ela e força aos seus.

Saudades,

Carcius Azevedo dos Santos

Mestre Assistente Central da UDV / Sede Geral

 

 

 

“A nós foi dada a missão de vivermos em 

equilíbrio e harmonia uns com os outros 

e com todas as coisas vivas.”

 

Em 2014, Iara esteve em Maceió, realizando um trabalho da Novo Encanto. 

Na época, o mano Vinicius Gonçalves fez uma pequena vinheta pra uma TV onde ele trabalhava. 

Agora, editou a vinheta e fez, com ela, uma delicada homenagem para a Iarita… Aproveito e coloco o link aqui pra, mais uma vez, ouvirmos sua voz firme, mas terna e ver seu sorriso meigo e franco.

https://www.facebook.com/viniciusgoncalves1983/videos/pcb.1386128891447937/1515636148446812/?type=3&theater

 

Me sentindo triste com a partida – sem despedidas… – da Iarita, jeito carinhoso que a Rachel Stefanuto chamava a Iara Reinke…

Iara, querida. Agora, aí, você não precisa mais ficar elaborando manuais, aprontando relatórios, ensinando “o como” fazer…  Tudo já está pronto!

Paisagens lindas, verde vibrante, flores cheinhas de cor, sem nada químico, destacado por você como sendo o melhor paisagismo…

Tudo é natural!

No ar, o perfume dos seus sonhos, a fragrância da paz…

Tudo é harmonia!

Aí, enfim, o local perfeito para o seu tão merecido descanso – por uns tempos, mana… Só por uns tempos…

Até um dia, Iara, até um próximo manual…

Uma sua auxiliar, a postos!

Salete Moraes, 

Sócia do Corpo Instrutivo da UDV no núcleo Menino Galante

 

 

Queridos irmãos e irmãs,

Soube a pouco pelo Facebook da passagem da nossa querida Iara… E sinto-a querida a mim e ao povo da Novo Encanto, porque acredito que muitos que não a conheceram pessoalmente, como eu, foram tocados pela existência da Iara, pelo entusiasmo e dedicação à natureza e, assim, à humanidade.

Quando um bom coração voa os que permanecem sentem a ausência, mas  também resgatam as boas lembranças, os bons exemplos e assim, podem finalmente sentir, que o que importa nessa vida é a vida que vivemos, o exemplo que deixamos.

Respeito e admiração à existência da Iara. Gratidão por tê-la sentido com o coração.

Meus sentimentos à família
Marcia, sócia do corpo instrutuvo da UDV e ex monitora Novo Encanto  no núcleo Tucunaca 11ª Região

 

 

 

Car@s Encantad@s

Também nos manifestamos para honrar a amiga Conselheira Iara Reinke, que conhecemos nas trilhas dos trabalhos da Novo Encanto e União, onde foi deixando suas pegadas de Amor pela Natureza, e em nossos corações. Sua leve e competente presença nos Encontros Nacionais e Regionais foram muito importantes, divulgando o ABC que ela tem parte importante na sua criação!

Esteve aqui na 13aRegião em nosso Encontro Regional nos ensinando o ABC com muito carinho! Que o Mestre a acolha e possa estar paz e mais próxima da Natureza Divina!

Gratidão por sua amizade e presença em nós!

Thereza Martha

Sócia do Corpo do Conselho no núcleo Breuzim, em Cuiabá (MT)

Sergio Guimarães, mestre no núcleo Breuzim, em Cuiabá (MT)

 

 

 

Escrevo essa mensagem em reverência a querida Iara Reinke, pessoa que pouco conheci e que me cativou de forma simples e amorosa.

Que as portas espirituais se abram pra ela, e que Iara seja recebida pelo nosso Divino Mestre.

Gil Kehl

Sócio do Corpo Instrutivo da UDV e Monitor da Novo Encanto no núcleo Menino Galante

 

 

 

Que assim seja. Luz, Paz e Amor à Iara, familiares e amigos.

Elisa Miluzzi

 

 

Iara Reinke, uma colaboradora nesta Novo Encanto. Dedicação, carinho e amor por esta obra, por muitos anos. Uma pessoa querida! Guardo no coração bons momentos em que estivemos juntas. Que ela siga num caminho de luz!

Ivone Riquelme

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Comments

Post A Comment