VIVA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA!

VIVA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA!

Hoje, 22 de março, a Novo Encanto celebra o Dia Mundial da Água com Ações em nível nacional: apresenta, na Fanpage do Facebook, os primeiros vídeos do Projeto Se Liga no ABC – O Desafio da Água: Uma Câmera na Mão e uma Ideia na Cabeça e festeja os resultados do Festival Água no 3º Milênio, atualmente em sua 36ª edição.

O Projeto Se Liga no ABC está mobilizando regiões Brasil adentro. Para participar, é preciso gravar e enviar um vídeo curto, com imagens informativas a respeito do trabalho com a Água desenvolvido pelas monitorias nos Núcleos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV).

A Água é uma das diretrizes socioambientais que orienta o trabalho feito em conjunto com a UDV por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre as suas instituições, as quais unem esforços para conscientização a respeito da conservação, gestão e uso eficiente desse recurso natural.

E os primeiros vídeos já chegaram!

A Monitoria do Núcleo Menino Galante (Mairiporã, SP) enviou imagens do Filtro biológico que construiu na Floresta para reutilização de Água Cinza: http://www.youtube.com/watch?v=rTIeu1GQAdo&app=desktop.

Um trabalho de filtragem por Evapotranspiração, desenvolvido pela Monitoria do Núcleo Luz Sublime (Cuiabá, MT), apresenta a superioridade da Natureza em filtrar Água Cinza com Círculo de Bananeiras: http://www.youtube.com/watch?v=fL3Cn-DrqiI&feature=youtu.be.

A Monitoria do Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel (João Pessoa, PB), enviou o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=FPdkPgOMiuk, que mostra um “passeio” pelo Sistema Agroflorestal local. Nesse projeto, estão aliados a produção de alimentos e o reflorestamento, que possibilitam a segurança alimentar e a cobertura vegetal fundamental ao ciclo da Água.

Ainda dá tempo de participar do nosso Desafio! Veja outras informações em nosso Blog: http://novoencanto.org.br/projeto-se-liga-no-abc/.

 

Festival Água no 3º Milênio

A Novo Encanto também tem outros projetos que molham a terra e vêm rendendo bons frutos. O Festival Água no 3º Milênio (que, de 2000 a 2017, já teve 36 edições, em cidades como Caxambu, Brasília, Campo Grande e Madrid) é um deles.

O Festival tem como objetivo chamar atenção para a Água, buscando mobilizar as pessoas para a criação de uma agenda comum, por meio de palestras, exposições, apresentações musicais, poesias, entre outras formas de expressão artística e ecológica.

Marisa Mendes Machado, uma das idealizadoras e organizadoras do evento, conta que despertou seu interesse pela Água depois de se curar de uma grave anemia bebendo uma água rica em ferro, da região de Caxambu (MG), onde nasceu o Festival.

Para Marisa, água é vida, dai sua importância: “Estou viva, dependo da água, bem como todos os seres vivos. Significa que eu sou responsável pela manutenção da água, de minha vida. Por isso, o Festival traz essa mensagem, de que todos somos responsáveis, que devemos nos unir nessa ação pela preservação da água”.

Segundo Marisa, o Festival possibilitou algumas conquistas, entre elas, a inclusão do tema ambiental no currículo escolar, as providências do Ministério Público questionando a privatização do Parque das Águas em Caxambu, e, em larga escala, o estabelecimento de compromissos, por parte de autoridades, de ajustes de conduta na área ambiental e para a preservação de nascentes.

A Novo Encanto também tem outros projetos, como a Captação de Água da Chuva, o Plantando Água Limpa e o Saneamento Ecológico, que podem ser conhecidos em nossa página: http://novoencanto.org.br/.

 

Dia Mundial da Água

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água, visa dar visibilidade para esse recurso natural que é fonte da vida na Terra.

Em um contexto político, econômico e social em que milhares de pessoas no mundo ainda não têm acesso à água potável e se discute a privatização desse bem, ações relacionadas a essa temática somam esforços na defesa da Água.

 

Texto: Vinícius Mauricio de Lima

Foto: Photo Stock Journey

 

No Comments

Post A Comment