Novo Encanto celebra 30 anos com arte e cultura na Lagoa do Abaeté, em Salvador

Flavio Comunicação, Cultura, Institucional Deixar Comentário

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico celebra 30 anos de fundação na quinta-feira (30), com um evento artístico-cultural no Mirante da Lagoa do Abaeté, em Itapuã.

Na programação, que inicia com ato solene, está prevista a participação de artistas como Margareth Menezes (foto), Flávia Wenceslau, Celo Costa, Amadeu Alves, Fabrício Rios e o coral Novo Em Canto. Os atores Jackson Costa e Andrea Elia comandam a festa como mestres de cerimônia.

 A Novo Encanto atua na preservação e conscientização ambiental nos principais biomas do país, dentre eles, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Amazônia, onde a Associação nasceu e mantém cerca de 3 mil hectares de floresta preservada. A Novo Encanto está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com 200 monitorias, atuando em projetos de Sustentabilidade e Conscientização Ambiental, como o Novo Encanto Expedições, com mais de 20 destinos no Brasil, além de 3 expedições anuais para o Seringal Novo Encanto.

 José Roberto Barbosa, presidente da Novo Encanto, explica que um dos principais fundamentos da associação é a relação entre Natureza e Espiritualidade, citando um trecho da carta de princípios da entidade:

“Para nós, a Natureza serve e atende ao homem porque lhe é Superior. O caminho da plena realização de nossas potencialidades começa por reconhecer a Natureza como ela é: sagrada”. Barbosa explica ainda que, ao reconhecer a Natureza como sagrada, a autotransformação do ser humano acontece.

“Quem conhece preserva. É por isso que damos uma atenção especial ao programa Novo Encanto Expedições”. Esse programa promove visitas guiadas ao Seringal Novo Encanto, no Acre, área preservada e mantida pela Associação. Quem participa destas expedições anuais, tem uma experiência de imersão total na floresta amazônica.

 A coordenadora Regional da Novo Encanto, Adriana Batista de Castro, vencedora do prêmio de maior destaque para a conservação nacional da Mata Atlântica, o Muriqui 2019, acredita que comemorar os 30 anos da Novo Encanto na Bahia vai abrir portas para os projetos que a entidade tem para a região.

“Para nós é uma honra a Bahia ter sido escolhida para sediar esse evento. Aqui está sendo lançada uma filial da Novo Encanto, e isso com certeza vai facilitar bastante a realização de projetos de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável aqui no estado e em toda a Região”.

 Criada em 1990, a Novo Encanto é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Desde 2013, a Novo Encanto está associada ao Conselho Econômico Social das Nações Unidas (ECOSOC-ONU), um dos seis órgãos principais do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU), onde tem status consultivo. Em 2019, passou a integrar o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.