Bate-papo musicado celebra aniversário da Novo Encanto em Salvador

Flavio Comunicação, Institucional 1 Comment

O ambiente de beleza e simplicidade do Parque das Dunas foi o escolhido para celebrar, na capital baiana, os 29 anos da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico. Música, uma caminhada pelas dunas da Unidade de Conservação e uma conversa sobre as ações e projetos da Novo Encanto (NE) integraram a programação, realizada em 30 de janeiro.

No encontro, foi feito o lançamento do selo comemorativo e da agenda de atividades que marcam o início das celebrações pelos 30 anos da instituição.

“A partir de hoje, nós estamos começando a entrar, a viver, a história dos 30 anos da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, e teremos um calendário de atividades bem expressivo. Dentro desse trabalho, sempre temos a parceria com a Central de Formação de Plantadores, além da implantação de atividades que são importantes para a filosofia de trabalho da Novo Encanto”, afirma o presidente do Conselho Diretor da NE, José Roberto da Silva Barbosa.

Ao seu lado, Aloysio Menezes Junior, presidente da Central de Formação de Plantadores, Sandra Burgos, integrante do Conselho Diretor da NE e Adriana de Castro, coordenadora da NE na 4ª Região – Bahia e Sergipe.

A trilha sonora do encontro foi feita pelos músicos Amadeu Alves, Celo Costa, Fabrício Rios, Lane Quinto e Joaquim Carvalho.

“No nosso ABC, Água, Biodiversidade e Cultura, está o sentimento. A música toca no coração e na emoção da gente. E só vamos avançar no pensamento de ter um lugar melhor, pela consciência das pessoas”, explica José Roberto, que falou também sobre a criação da NE. No final da década de 1980, período de exploração muito acirrada da Floresta Amazônica, havia o lema de que os proprietários da terra eram aqueles que desbravavam a mata para poder plantar e criar gado.

“Foi daí que surgiu a vontade de adquirir uma área de terra para cultivar e preservar toda a biodiversidade que existe na Floresta Amazônica”, conta. A partir desse movimento inicial, o grupo ficou sabendo da existência do Seringal Novo Encanto, que dá nome à associação.

Para a Coordenadora da Novo Encanto da 4º Região, o aniversário da associação sempre é momento de grandes comemorações e parcerias. “Poder fazer parte de uma Associação com objetivos de tamanha relevância para humanidade e auxiliar no desenvolvimento das ações de preservação socioambiental e educação ambiental com bases espirituais é uma grande satisfação e um presente para todos nós”, afirma.

No início da atividade, o grupo conheceu algumas das ações desenvolvidas pelo Parque das Dunas, com direito a uma trilha pelas dunas, visita à estrutura de receptividade e o acompanhamento de alguns projetos de Educação Ambiental, a exemplo da reabilitação de aves. A Unidade de Conservação foi apresentada por seu idealizador, gestor e mantenedor, Jorge Santana.

Projetos

Entre as ações da Novo Encanto destacadas no bate-papo está o projeto piloto de plantação de açaí, que inclui dois hectares de açaí irrigado no Seringal Novo Encanto. No local, também está sendo implementada a agrofloresta, com bananeira, andiroba, árvores de castanheira e copaíba, entre outras. A meta é colher esse açaí daqui a quatro anos e utilizar sua renda em prol da missão da NE: conservar a Natureza, mediante o desenvolvimento humano sustentado em bases ecológicas, com a valorização da Vida, a promoção da Paz e da Justiça Social.

Comments 1

  1. Vivenciamos um momento encantado, num lugar simples e especial. Que venham outros Bate Papos Musicados que nos sensibilizem e mobilizem por essa boa causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.