CURSO DE AGRICULTURA SINTRÓPICA COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA NO RIO GRANDE DO SUL

PRINCIPAL_8

CURSO DE AGRICULTURA SINTRÓPICA COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA NO RIO GRANDE DO SUL

Nos dias 13 a 15 de outubro, acontece o curso Agricultura Sintrópica, no sítio Santo Amor, na cidade de Pelotas (RS). O evento é promovido pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV), em parceria com a Novo Encanto, com o Movimento de Agroflorestadores de Inclusão Sintrópica (MAIS) e a empresa de consultoria goiana AgroSintropia.

Segundo Wagner Vitória, organizador do curso, “a Agricultura Sintrópica é um tipo de cultivo que concilia a produção de alimentos com a preservação e recuperação dos sistemas naturais, incorporando conceitos ecológicos ao manejo de agrossistemas, sendo seus fundamentos associados à permacultura, à agrofloresta, à agricultura regenerativa e à agroecologia.”

Os fundamentos da Agricultura Sintrópica serão apresentados por meio de vídeos, com saída de campo e trabalho prático. Os participantes iniciarão a plantação de uma agrofloresta, fazendo um plantio voltado para a produção integrada de chacronais, hortaliças, árvores lenheiras e frutíferas. Também ganharão certificado ao final do curso.

O curso será ministrado pelo agroflorestor Pablo Regino, em consonância com o trabalho de Ernst Götsch, agricultor, pesquisador suíço e criador da Agricultura Sintrópica. Pablo é instrutor de Agroflorestal na Central de Formação de Plantadores (CFP), do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em São João da Baliza (RR). Desde 2010, promove ações agroflorestais em diversos estados brasileiros com o MAIS, sendo um de seus fundadores e atual Diretor, e com a AgroSintropia.

Associados da Novo Encanto têm desconto especial na inscrição, que pode ser feita no endereço eletrônico: www.facebook.com/AgriculturaSintropicaSantoAmor/, onde também são encontradas outras informações do curso.

 

Texto: Andréa Fruet, Assessora Regional de Comunicação da Novo Encanto na 9ª Região

Foto: Ricardo Borges

 

 

No Comments

Post A Comment