Curso de Bioconstrução em Itaitinga, no Ceará, marca Semana do Meio Ambiente

Flavio Educação, Sustentabilidade Deixar Comentário

No curso foram ensinadas seis das principais técnicas da bioconstrução

Na semana marcada pelo Dia  Mundial do meio Ambiente, 05 de julho, a NE promoveu em Itaitinga no Ceará, um curso de Bioconstrução.

Em um fim de semana, entre 01 e 03 de junho, os participantes construíram um Espaço Educativo de Coleta Seletiva e Reciclagem com o uso de seis técnicas sustentáveis de construção: SuperAdobe, Taipa, COB, Alicerce com pneus e impermeabilização das paredes e do piso.

Na Bioconstrução, alinhada com os princípios da permacultura, a preocupação com o uso sustentável dos recursos da Natureza vai desde a concepção da obra ao uso propriamente dito da edificação, com a utilização de materiais que não agridam o ambiente do entorno, com foco na reciclagem e no aproveitamento de resíduos, provocando o mínimo impacto possível. Aproveitamento máximo da luz natural e da água da chuva também fazem parte do conceito da Bioconstrução.

No SuperAdobe, por exemplo, uma das técnicas abordadas no curso, criada pelo arquiteto iraniano Nader Khalili, as paredes são erigidas com sacos de terra capazes de suportar condições meteorológicas extremas.

No Ceará, o curso promovido pela Novo Encanto foi ministrado pelo permacultor australiano Skye, fundador do Instituto de Permacultura do Cerrado/ Pantanal (IPCP). Com larga experiência internacional, Skye já ministrou cursos semelhantes na Austrália, México, Japão, Kênia, África do Sul, Cuba, Inglaterra, Alemanha e Argentina. É co-fundador da Earthcare Enterprises, que organiza e oferece cursos de Certificado de Design de Permacultura.

Ao todo foram 17 horas de aulas práticas, precedidas por uma aula teórica, que introduziram os participantes nos princípios da Bioconstrução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.