DIRETRIZES DA NOVO ENCANTO SÃO TEMA DE ATIVIDADES REALIZADAS EM RORAIMA

DIRETRIZES DA NOVO ENCANTO SÃO TEMA DE ATIVIDADES REALIZADAS EM RORAIMA

APRESENTAÇÕES TEATRAIS E MUSICAIS ENCANTARAM

CRIANÇAS E ADULTOS, EM BOA VISTA (RR)

 

Promovido em 31 de dezembro de 2017, o “Dia Cultural” foi uma tarde de confraternização e aprendizagem para os sócios do Núcleo Boa Vista, da UDV. Além das apresentações de música instrumental e canto, foi realizado um concurso de desenho e de poemas com o tema da biodiversidade.

As atrações foram promovidas pela Novo Encanto (NE) em parceria com o departamento de Departamento de Orientação Espiritual (OE) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), entidade que mantém acordo de cooperação técnica com a Organização.

De acordo com Bruno Zamberlan, na época monitor da NE no Núcleo Boa Vista, o objetivo do concurso de desenho e de poemas foi colocar em prática a cartilha “ABC da Novo Encanto – Água, Biodiversidade e Cultura”, áreas que fundamentam as ações da entidade.

O concurso de desenho foi voltado para as 10 crianças, que foram divididas em dois grupos (um para a faixa entre 5 e 8 anos e, outro, entre 9 a 11 anos).

“O concurso possibilitou que elas se expressassem nos desenhos, de forma criativa, mostrando como enxergam a natureza, o que entendem por biodiversidade e  cultura ambiental”, explicou o então monitor.

Enquanto o concurso de poemas foi voltado para os jovens e teve a participação de seis adolescentes entre 12 a 18 anos. Em cada categoria foram oferecidas premiações para o 1º, 2º e 3º lugares, entregues no dia 6 de janeiro.

LAZER E APRENDIZADO

Na ocasião, também aconteceu o “Show de talentos”, que teve início com uma apresentação da associada da NE Cláudia Luiza. Caraterizada como “bobo da corte’’ ela encantou a todos com a declamação do poema “Menestrel”, do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616). Em seguida houve outras várias outras atrações, onde cada um pode demonstrar suas habilidades musicais.

Segundo Leida Dos Santos Nascimento, que era na época responsável pela OE do Núcleo Boa Vista, a parceria com a Novo Encanto tem se mostrado de grande importância  para os sócios do Núcleo, sejam adultos, jovens ou crianças.

“Esse trabalho conjunto é muito significativo porque nos ensina a compartilhar o trabalho desenvolvido pelos departamentos e nos faz ver o esforço de cada pessoa para fazer o melhor”, disse Leida.

Para ela, principalmente as crianças e jovens gostaram de participar desse tipo de atividade.

“Eles ficaram depois conversando sobre o que fizeram, pediram retorno sobre como ficou o desenho ou o poema, perguntaram se ficaram bonitos. Através desses gestos, pudemos perceber como é importante para eles esse tipo de vivência”, complementou a então responsável pela OE no Núcleo.

Segundo Bruno, “essas atividades são uma forma de fazer com as crianças e jovens desenvolvam o interesse por estes temas e percebam a sua importância”, conclui.

 

Texto: Gabriela G.G. Marcondes, Assessora Regional de Comunicação da 16ª Região da Novo Encanto.

Fotos: Gabriela G.G. Marcondes.

 

No Comments

Post A Comment

− 4 = 1

css.php