Em Ipiaú, Bahia, Novo Encanto promove limpeza do Rio Água Branca

Flavio Educação, Reciclagem Deixar Comentário

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico realizou na manhã  do domingo, 11 de novembro, a sua primeira ação pública em Ipiaú, Bahia.

Na ocasião, 13 militantes da entidade realizaram a limpeza de um trecho do Rio Branca, retirando das margens e leito do manancial grande quantidade de garrafas pets, sacolas plásticas, vidros, borrachas, espumas de colchões, placas  de isopor utilizadas na construção de lajes, além de outros  materiais e resíduos sólidos.

A ação foi realizada numa extensão de aproximadamente 500 metros, a jusante da ponte que liga a Praça Brasil ao Bairro da Conceição. O lixo recolhido foi acondicionado em  30 sacos e conduzido  a um destino apropriado.

Rodrigo Godim, monitor local da Associação Novo Encanto, considerou a ação muito positiva, pois além da limpeza da área, chamou a atenção das pessoas para a necessidade de mais cuidado com o  rio que banha a cidade e é um dos principais afluentes do Rio das Contas.

“Além de limpar, a intenção foi conscientizar as pessoas no sentido de não jogarem lixo e entulho nos rios, já que  zelando pelo  meio ambiente,  sobretudo por áreas de preservação permanente, estarão zelando pelas suas  próprias sobrevivência no planeta”, comentou o ambientalista.

Corredores Ecológicos

O biólogo Luis Claudio Santos Souza, que também participou da ação de limpeza do Rio Água Branca, lembra que as áreas de APP mesmo nos centros urbanos são refúgios de animais silvestres que com os desmatamentos perdem o seu habitat natural.

“Os rios são importantes corredores ecológicos de algumas espécies de mamíferos como capivaras, lontras, micos, diversos tipos de pássaros e peixes. Sendo assim o mínimo que podemos fazer é dar exemplo e conscientizar as pessoas pra não jogarem  lixo nos seus leitos e margens. A exemplo de outros mananciais o Rio Água Branca é fonte de vida”, concluiu.

Texto publicado originalmente no site Giro, de autoria de José Américo Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.