Inaugurada a casa dos zeladores do Seringal Novo Encanto

Flavio Notícia, Seringal Novo Encanto 8 Comments

Os zeladores do Seringal Novo Encanto, Sebastião e Antonilda Guimarães  já receberam uma nova casa em Lábrea, no estado do Amazonas. Com dois quartos, sendo uma suíte, sala e cozinha conjugadas e ampla varanda, a residência foi projetada para atender as necessidades de conforto e bem estar do casal que se dedica com zelo aos trabalhos de manutenção desta área de conservação da Novo Encanto.

A inauguração, no dia 30 de dezembro, contou com a presença do novo Presidente da Novo Encanto, José Roberto da Silva Barbosa, e de Carlos Augusto de Araújo, então gerente do seringal durante a inauguração.

A construção da moradia foi o resultado da campanha “Uma Nova Casa no Seringal”, lançada no site Catarse, em meados de junho de 2017, mobilizando os sócios da Novo Encanto e da Fundação irmã norte-americana New Enchantment.

Para a conclusão das obras, a Novo Encanto dispôs do chamado “Fundo Florestal”, uma reserva obtida com as indenizações pagas pelos posseiros pela área ocupada no seringal e que é aplicada, prioritariamente, no próprio Seringal, com o objetivo de torná-lo economicamente sustentável.

“Com muito esforço e o auxílio de muitas pessoas, direta e indiretamente, levantamos esta casa para garantir ao querido casal uma condição mais digna, para que eles possam morar nela o tempo que precisarem, pois os tantos anos de zelo pelo berço da Novo Encanto, nosso querido Seringal, nos fazem ver que são verdadeiros merecedores de um lar mais confortável para receber sua família e amigos. A casa é uma bela morada”, afirma Carlos Augusto, então Coordenador Regional da Novo Encanto,  que gerenciou a construção.

Depois do esforço, a inauguração foi um momento marcante para quem esteve presente . “Mesmo no período de inverno amazônico, conseguimos fazer uma força tarefa para inaugurar a casa. A força do amor, do reconhecimento e da gratidão foram os pontos fortes numa alegre festa de confraternização. Além de toda alegria do casal que nos contagiava. Na hora de repousar, na varanda da casa, couberam todas as nossas redes de maneira tal que dormimos confortavelmente”, conta o presidente da Novo Encanto José Roberto da Silva Barbosa.

A construção desta residência, que traz maior conforto e salubridade para o casal, é o cumprimento de uma promessa feita a Sebastião há muitos anos, como já foi relatado  na entrevista em que o “Leão do Seringal” nos fala de seu amor pela área de preservação da floresta (leia essa entrevista clicando aqui).

Quem vai ao Seringal Novo Encanto, além de presenciar toda a exuberância da biodiversidade do local, é acolhido  por Sebastião e Antonilda , moradores daquele recanto há 23 anos. A presença dos dois é elemento fundamental para manter a existência dessa verdadeira ilha de floresta em meio ao intenso desmatamento da região.  “Todo o esforço feito para alcançar esse objetivo concretiza o dever de só oferecer ao próximo o desejado para si e é um agradecimento pelo amor, constância e coragem com que Sebastião e Antonilda zelam pela Natureza”, reconhece Eufrásio Moraes, um dos amigos do casal que também esteve presente na inauguração da nova casa.

“Expressamos nossa gratidão pela campanha, pelo recurso e pela realização de mais este importante feito no período em que Teodoro Irigaray esteve à frente da presidência da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico”, alegra-se José Roberto ao reconhecer o relevante trabalho realizado.

Veja as fotos da inauguração!

 

Comments 8

  1. Gratidão aos amigos irmãos da 7a Região, que custaram o revestimento interno da residência, atravéz da coordenação regional Acre.

  2. Gratidão aos amigos irmãos da 7a Região, que custaram o revestimento interno da residência, atravéz da coordenação regional Acre.

  3. Que alegria eu sindo pela bondade de Deus e de seus bons filhos. Gratidão a todos os colaboradores. e vamos que vamos!!! ainda temos muito por fazer.

  4. Que alegria eu sindo pela bondade de Deus e de seus bons filhos. Gratidão a todos os colaboradores. e vamos que vamos!!! ainda temos muito por fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.