JOVENS AUXILIAM COOPERATIVA DE RECICLAGEM A LANÇAR PÁGINA NAS REDES SOCIAIS

JOVENS AUXILIAM COOPERATIVA DE RECICLAGEM A LANÇAR PÁGINA NAS REDES SOCIAIS

Atividades promovidas pela Novo Encanto e União do Vegetal auxiliaram a Cooperativa Renascer, de beneficiamento de material reciclado, a criar uma página no Facebook

 

Tudo começou quando a monitoria da Novo Encanto no núcleo Alto das Cordilheiras, junto ao Departamento de Orientação Espiritual do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV – instituição parceira da Novo Encanto por meio de um Termo de Cooperação Técnica), iniciou uma série de atividades ligadas à conscientização ambiental com  jovens de diferentes faixas etárias em Morungaba, cidade no interior do Estado de São Paulo, perto de Campinas.

Primeiramente, os jovens participaram de uma atividade integrativa, na qual receberam dados a respeito da quantidade de resíduos gerados no Brasil e no mundo.

Depois, foram visitar a Cooperativa Renascer, que é dirigida apenas por mulheres, em 4 de fevereiro desde ano. “A ideia era trazer a temática ambiental para o grupo, especialmente a questão da destinação dos resíduos sólidos, e proporcionar uma atividade em que eles pudessem vivenciar, juntos, uma realidade diferente e, a partir daí, trocar impressões”, explica Arthur Lima, monitor da Novo Encanto no núcleo na época.

Durante a visita, os jovens interagiram com as cooperadas, que contaram a respeito da criação da cooperativa, o tipo de serviço que prestam e de como esse trabalho é uma importante fonte de renda para elas. Nessa roda de conversa, elas mencionaram o desejo de criar uma página da Cooperativa Renascer no Facebook.

Depois do papo inicial, as cooperadas levaram o grupo para conhecer o local, explicaram aos jovens os processos de triagem do material e como são feitas as vendas. “Apesar das particularidades das impressões, os jovens e adultos presentes perceberam, de forma bem clara, a dureza desse tipo de trabalho, o esforço louvável dessas mulheres e o impacto do lixo que produzimos”, observa Nilton Machado, coordenador da atividade e pai de um dos jovens.

Dando sequência às atividades, em 10 de fevereiro, foi realizada com os jovens uma pizzada (descontraída e sem similaridades com atividades escolares) e uma oficina de mandalas com os suportes de pizzas feitos de isopor (material que é descartado pelas cooperativas) em 4 de março.

Concluindo essa série de atividades, incentivados pelo monitor da Novo Encanto, os jovens criaram a página Cooperativa Renascer – Morungaba.

Compartilhar informações de trabalhos da Novo Encanto como esses, realizado pelos jovens de Morungaba, que estão auxiliando a comunidade local, é um grande prazer para a equipe de Comunicação Nacional da Novo Encanto!

Entre em contato também, você monitor, para compartilhar os resultados dos trabalhos que realiza na Novo Encanto em uma das representações da Organização Brasil adentro ou nos nove países em que a Novo Encanto está presente!

 

Texto: Monitoria da Novo Encanto no núcleo Alto das Cordilheiras e Redação Novo Encanto

Fotos: José Vaidergorn, Edmilson Rui e Márcia Puntel.

 

No Comments

Post A Comment