Mandalas: O meio ambiente começa em mim!

Flavio Biodiversidade, Cultura Deixar Comentário

Compreender o meio a partir de si e entender que o outro também pode ser uma extensão da própria Natureza. Estes foram os pontos trabalhados na atividade de sensibilização “Mandala: o meio ambiente começa em mim”, uma vivência realizada pela monitoria da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico em Belém (PA) no dia 11 de fevereiro de 2018.

Reunindo cerca de 30 participantes, entre crianças, jovens e adultos, a vivência começou com a construção de uma Mandala Viva, utilizando elementos da natureza no centro dela e no seu entorno os próprios participantes conduzidos por uma meditação que os levou a momentos de integração com a natureza ao redor. Seus sons, cheiros e cores vivas.

Viviany Loureiro, associada da Novo Encanto, participou da atividade junto com o filho de três anos. Segundo ela, apesar de ser uma vivência voltada às crianças, os adultos se aprofundaram e sentiram com mais intensidade a energia que circulou. “Eu achava que seria uma coisa bem infantil, voltada mesmo para as crianças, mas tenho certeza que foi muito forte para os adultos. Deu pra sentir a energia das mandalas no corpo da gente e foi interessante ver como cada um que ia colocando o seu dedo na mandala, interagindo, dava pra sentir as coisas acontecendo, ia sentindo a energia. Foi uma grande construção, porque tudo foi fluindo de dentro de cada um, formando mesmo uma mandala no plano físico e espiritual”, destacou Viviany e acrescentando que a partir de agora pretende participar ainda mais das próximas atividades.

De acordo com a monitora da Novo Encanto em Belém, Liliana Ciuffi, “esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a harmonia e a emoção que recebemos na integração com a Natureza e como podemos preservá-la no âmbito do núcleo e em nosso dia a dia, através de boas práticas”, explicou.

Além da Mandala Viva, as crianças também produziram suas próprias mandalas, utilizando sementes, flores, folhas e outros elementos encontrados na natureza. Todo esse trabalho foi posteriormente organizado em forma de exposição para os demais associados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.