No Pará, uma Floresta Nasce em uma Antiga Pista de Motocross

No Pará, uma Floresta Nasce em uma Antiga Pista de Motocross

Novo Encanto promove recuperação de área degradada em parceria com outras instituições

 

De uma pista de motocross para uma pequena floresta em 4 anos. Tal transformação tem se tornado realidade em Parauapebas, no Pará, graças a um trabalho desenvolvido pela Novo Encanto em parceria com o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV) e outras instituições.

A área foi cedida em 2012 pela Prefeitura de Parauapebas para uso do CEBUDV, instituição com a qual a Novo Encanto trabalha em Cooperação Técnica . Os primeiros passos para o reflorestamento da área foram a terraplenagem e a aplicação de adubos orgânicos para a correção do solo, bastante deteriorado naquele momento.

Em 2013, uma doação de mudas feita pela empresa Vale inaugurou uma segunda etapa do projeto. Castanheiras, ipês, mulateiros, tamboris e jaborandis, entre outras árvores, foram plantadas no terreno, assim como espécies frutíferas, entre elas: ingazeiros, goiabeiras, mangueiras, pitombeiras, castanheiras do pará, bananeiras, cajueiros, jaqueiras, cajazeiras, cacaueiros e coqueiros.

No recente dia 11 de junho, em um Café Ecológico na área, o resultado do trabalho de voluntários da Novo Encanto e instituições parceiras foi apresentado às autoridades em um vídeo que mostra o desenrolar do projeto ao longo dos quatro anos de trabalho. Também foi realizado um passeio em meio à floresta em crescimento que ali se formou.

Para Sinara Albuquerque, representante do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que esteve presente no evento, o trabalho desenvolvido é um exemplo a ser seguido: “Precisamos conscientizar as pessoas de que a floresta é economicamente viável, além de trazer conforto à população e preservar as espécies da fauna e diversos biomas”, disse.

Olinto Campos Vieira, Procurador do Município de Parauapebas e diretor do Departamento de Arrecadação, esteve presente representando a Prefeitura. “O lucro maior que estou vendo aqui é a Vida e o exemplo dado às crianças que, ao verem os pais plantando, já crescem com esta consciência ecológica”.

A sra. Uelnice, também presente no evento representando os voluntários da Vale que participaram do plantio das mudas em 2013, expressou alegria com o crescimento das mudas “ver aqui essa floresta é um privilégio muito grande. Prova que vocês cuidaram do que a gente plantou”.

Na semana anterior a esse evento, a Novo Encanto também participou da XXII Semana do Meio Ambiente em Parauapebas. Em um stand itinerante, expôs as atividades que vem realizando em educação ambiental e saneamento ecológico, com tratamento de água por meio de fossa de evapotranspiração e jardim filtrante, além do cultivo de minhocas para reciclagem de resíduos orgânicos em húmus. Também foram plantadas diversas mudas de árvores.

 

Veja fotos das etapas do reflorestamento, do Café Ecológico e da Semana do Meio Ambiente em Parauapebas:

 

Na semana seguinte, já no município de Marabá, na UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), o colaborador da Novo Encanto Alexandre Rodrigues realizou uma oficina com estudantes e a comunidade sobre a implantação de Ciclos de Bananeiras para tratamento das chamadas águas cinzas, provenientes de pias e chuveiros. Uma tecnologia alternativa difundida pela Novo Encanto para o saneamento ambiental em áreas rurais.

Para acompanhar essas e outras realizações da Novo Encanto, curta 👍🏻 nossa Fanpage no Facebook clicando aqui: https://www.facebook.com/NovoEncantoEcologia/ . Em “Seguindo” (ao lado do botão “curtir”), escolha 👁.👁 “Ver Primeiro” no seu Feed de Notícias!

 

Texto: Fabio Bastos, assessor regional da Novo Encanto na 14ª Região

Fotos: Francesco Costa

2 Comments
  • Marcio Armando
    Posted at 15:36h, 19 junho Responder

    Precisamos de bons exemplos como estes, a cidade pode ser um laboratório a favor da vida e das boas práticas socioambientais Parabéns aos organizadores!

    • Michela Brigida
      Posted at 17:30h, 17 julho Responder

      Que assim seja em breve, Marcio! A Novo Encanto já vem trabalhando para isso!

      Equipe de Redação

Post A Comment