NOVO ENCANTO PARTICIPA DE PROJETO DE LIMPEZA DE PRAIAS NO LITORAL PAULISTA

NOVO ENCANTO PARTICIPA DE PROJETO DE LIMPEZA DE PRAIAS NO LITORAL PAULISTA

Há mais de 30 anos, ONG (Organização Não-Governamental) norte-americana The Ocean Conservancy vem promovendo o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) em todo o planeta.

Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro (este ano, no dia 16), voluntários em diversas partes do mundo foram às praias coletar o lixo lá depositado, pelos usuários locais ou por descargas no mar originadas de navios ou rios.

O Instituto Terra & Mar, entidade ambientalista atuante no litoral norte de São Paulo, coordena essa campanha em São Sebastião nos últimos 16 anos.

Na praia de Boracéia, São Sebastião, também há 16 anos, Gabriela Nakamura Soares coordena como voluntária essa atividade, em parceria com a Escola Municipal de Boracéia.

“A partir de 2011, trouxe a Novo Encanto para ser a coordenadora da campanha nesta praia. Em parceria com o trabalho de Orientação Espiritual de crianças e jovens da UDV, nos núcleos da Serra da Cantareira (São João Batista, Rei Divino e Menino Galante, em Mairiporã-SP) e do Estrela Bonita (Bertioga-SP), buscamos promover um momento de integração entre nossas crianças e os alunos da escola municipal”, explicou Gabriela.

Este ano, após a atividade na praia, na escola foi realizada uma oficina de escultura com alguns materiais que as crianças escolheram e recolheram durante a limpeza. Juntas elas criaram um boneco grande e depois, individualmente, fizeram bonequinhos menores.

“Foi bem legal! Estávamos no total em 58 pessoas, sendo 12 adultos e 46 crianças e jovens, e coletamos 85 quilos de lixo em 600 metros de praia”, completou a coordenadora do projeto.

Para combater a poluição dos oceanos, o biólogo Eduardo Martins, monitor da Novo Encanto no núcleo Estrela Bonita, do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV), parceiro da Novo Encanto, acredita que é preciso intensificar as campanhas de conscientização ambiental, além de se realizar o correto destino e tratamento do lixo com soluções inovadoras.

“Como é que eu cuido desse meio ambiente é que faz a diferença. Eu não posso me desconectar do meio ambiente porque eu sou o meio ambiente, ele está em mim, eu sou a vida na Terra, estou ligado a tudo que existe.”, reflete Eduardo.

Para o biólogo e monitor da Novo Encanto, a falta de percepção de tudo isso é que pode causar doenças fisiológicas, psicológicas e espirituais, tanto individuais como do coletivo desse cuidado da Terra, desse abuso da Mãe Terra.

“O cuidado que estamos desenvolvendo agora, essa percepção de meio ambiente e de tudo que nos cerca é essencial para a sobrevivência humana. Então, esse trabalho de sensibilização com o meio ambiente é fundamental para que possamos criar uma Paz no mundo.”, explicou ele.

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

As equipes de voluntários limpam a praia, separando as diferentes categorias de lixo em fichas de coletas de dados padronizadas internacionalmente.

Esses dados têm sido muito importantes na formulação de políticas públicas e legislação, em vários países que participam da campanha, com relação ao descarte e destinação de resíduos sólidos.

Todos os resíduos possíveis de serem reciclados são separados, e as empresas de coleta de lixo dos municípios envolvidos coletam e encaminham os resíduos para a reciclagem. O lixo que não pode ser reciclado é coletado separadamente.

Além de ser um mutirão de limpeza, essa campanha é uma importante forma de conscientização e educação da população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos e do papel do cidadão na conservação do meio ambiente.

“Após a catalogação, tomamos um lanche e, num bate papo, conversamos a respeito do lixo nos mares, oceanos e praias, suas consequências para os animais e para nós.”, completou Gabriela.

 

Texto: Assessoria Regional de Comunicação da 3ª Região

Fotos: Eduardo Martins

 

No Comments

Post A Comment