Novo Encanto realiza assembleia geral ordinária de 2017

Novo Encanto realiza assembleia geral ordinária de 2017

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico realizou, na noite de quarta-feira (7/6), a assembleia geral ordinária de 2017. Na ocasião, o presidente da NE, Teodoro Irigaray, mostrou os avanços obtidos no derradeiro ano, apontou os principais desafios para 2017 e avaliou: “Nós avançamos nesse período porque estamos nos profissionalizando”.
O Presidente abriu a Assembleia Geral noticiando que a Assessoria de Comunicação da Novo Encanto cumpriu o compromisso de divulgar a Revista Sentinela da Floresta em sua edição de outono, colocando no ar mais uma primorosa edição, em meio digital, no dia em que se comemora o meio ambiente.
Durante a assembleia foram apresentados: o Relatório de Atividades de 2016; as Demonstrações Financeiras de 2016 e do primeiro trimestre de 2017; e o Planejamento da Diretoria Executiva e Assessorias para 2017. Também foi referendada a indicação de novo membro do Conselho Fiscal (3º suplente) e tratados outros assuntos de interesse dos associados.
Na apresentação do Relatório de Atividades de 2016, o presidente iniciou com uma síntese das atividades realizadas pela Diretoria Executiva, destacando a regularização patrimonial e fundiária. Citou as iniciativas na área de comunicação e educação ambiental, ressaltando a importância desse trabalho para que os associados tenham maior conhecimento das atividades realizadas pelas diversas monitorias em todo o Brasil.
Coordenadora da Novo Encanto na 8ª Região, Jane Simoni fez a apresentação do Relatório Anual de 2016 de Atividades das Monitorias, com uma exposição dos dados referentes aos 70 relatórios anuais recebidos de diferentes regiões do País. Ao término da apresentação, Jane fez recomendações no sentido de aprimorar o desenvolvimento desse trabalho, como mudanças no próprio formulário para captar melhor dados quantitativos e qualitativos; revisão dos indicadores das diretrizes Água, Biodiversidade e Cultura (ABC); e sugestões de melhoria na estratégia do fluxo de comunicação entre diretoria nacional, coordenadores regionais e monitores.
Ao apresentar as Demonstrações Financeiras de 2016 e do primeiro trimestre de 2017, o presidente da assembleia registrou que, a partir da instituição do Fundo Ambiental da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUV) em favor da Novo Encanto, os relatórios demonstrativos financeiros e de atividades serão entregues trimestralmente à presidência do Centro.
Para o diretor executivo da NE, Guilherme Edit, a assembleia cumpriu o objetivo de apresentar um relatório sintético das atividades empreendidas pela Diretoria Executiva e suas Assessorias. “Os associados tiveram a oportunidade de conhecer o quanto caminhamos na regularização patrimonial e fundiária da Associação. Sedimentamos a base para uma maior estruturação organizacional, e já colhemos alguns frutos da profissionalização da gestão administrativa e da comunicação institucional da Novo Encanto”, afirmou.
Planejamento
No Planejamento da Diretoria Executiva e Assessorias para 2017, o presidente informou que os principais objetivos neste ano. São eles: a profissionalização da gestão administrativa, a regularização patrimonial da Associação, a regularização fundiária do Seringal, o aprimoramento dos produtos de Comunicação e gestão de conhecimento e a captação de recursos e projetos.
Teodoro destacou a campanha de arrecadação coletiva “Uma Nova Casa no Seringal”, por meio da plataforma Catarse, que visa em primeiro lugar construir uma nova residência para os zeladores do Seringal Novo Encanto, no município de Labrea, no Amazonas. Num segundo momento, tem o objetivo de restaurar a antiga sede do Seringal para manter ali um memorial com fotos, mapas e imagens contando a história desse patrimônio da Associação.
O presidente também ponderou sobre a importância do Projeto “Se Liga no ABC”, que chamou de estruturante para as ações de comunicação e educação ambiental da NE. Com ele, as equipes regionais de educação ambiental da Novo Encanto podem atuar como multiplicadoras, a partir de demandas identificadas e priorizadas pelas autoridades do Centro, nos Núcleos e Regiões, para aplicar tecnologias sociais e implementar boas práticas de sustentabilidade e adequação ambiental.
Participação
Realizada na sede da Novo Encanto, em Brasília, com transmissão online para todo o País, além dos sócios que compareceram presencialmente, a assembleia contou com 12 participantes por meio do GoToWebinar. O participantes via internet enviaram várias perguntas que foram respondidas por Teodoro.
“A participação por meio do GotoWebinar foi bem importante e proveitosa para aproximar as pessoas desse trabalho. Espero que numa próxima tenhamos ainda mais pessoas nos acompanhando online.
Entre os que participaram da assembleia à distância está o sócio Lucas Pelegrino. Para ele, esse acompanhamento é essencial aos monitores. “Quem quer desenvolver um trabalho legal na monitoria, quer facilitar as atividades da NE, local ou nacionalmente, é sempre bom participar de reuniões e das assembleias.”
Lucas diz que assistir a reunião pela internet, apesar de não ser o mesmo que presencialmente, é uma boa oportunidade para oxigenar o compromisso com o desenvolvimento ecológico. “Foi muito bom ver os objetivos da NE colocados em prática,  através de projetos para a comunidade, e ver que a Associação está buscando melhorar a gestão, regularizar o que tem para ser regularizado no Seringal, aprimorar a comunicação e executar mais projetos. Enfim, ontem me senti mais sócio da Novo Encanto e com mais vontade de trabalhar em prol dessa causa.”
Nova composição do Conselho Fiscal
Presidente: Luiz César Hoeckele
1º Titular: Nabil El Bizri
2º Titular: Pedro Rafael Mandai
1º Suplente: Júlio César Batista Bucar
2º Suplente: Marcelo Dornas Bresolin
3º Suplente: Samuel Simoni Silveira
Por Gabriela Lima -Assessora Regional de Comunicação da 8ª Região
No Comments

Post A Comment