NOVO ENCANTO REALIZA PLANTIO DE FLORES NA ESPANHA

NOVO ENCANTO REALIZA PLANTIO DE FLORES NA ESPANHA

Monitoria da Novo Encanto cria mandala gigante com flores para ensinar práticas sustentáveis e espiritualizadas às crianças

 

Neste 1º de janeiro de 2018, quando o mundo comemora o Dia da Confraternização Universal e da Paz, a Novo Encanto também celebra a entrada de mais um ano apresentando a atividade, feita pela monitoria da Novo Encanto (NE) em Madri, na Espanha, de criação de mandala gigante com flores.

Realizada no Hemisfério Norte durante a primavera de 2017 (outono no Brasil), essa atividade contou com a adesão de adultos e crianças, os quais, primeiro, limparam e fertilizaram o solo (com adubo orgânico), depois, desenharam uma mandala na terra para, em seguida, cobri-la com flores e sementes. A mandala ganhou ainda um sistema de irrigação.

A atividade foi desenvolvida em parceria com os Departamentos de Orientação Espiritual e de Beneficência do núcleo Inmaculada Concepción, do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (parceiro da NE por meio de um termo de cooperação técnica entre as duas instituições) com o objetivo de ensinar às crianças o valor de se plantar flores na vida espiritual.

“A ideia de realizar este trabalho de plantação está ligada ao início da primavera, época de se plantar flores”, contou Maria Reyes Garcia, monitora da NE em Madri.

Segundo Maria Reyes, que também é Coordenadora Regional da NE na Espanha, os adultos também ensinaram às crianças práticas sustentáveis. Pesquisadora na área de permacultura (sistema produtivo agrícola que aproveita as condições naturais do meio para realizar trabalhos sustentáveis), Maria explica que a mandala em forma de flor foi escolhida porque, na permacultura, utilizam- se formas encontradas na natureza.

Joana Oliveira, associada da NE no núcleo, participou da atividade com a filha Adriana e contou que, após a criação da mandala gigante com flores, elas procuraram disseminar a Cultura do respeito ao meio ambiente em casa e na família.

“Foi uma experiência muito bonita. A melhor coisa deste trabalho feito com as crianças é a maneira como depois este trabalho repercute na vida das crianças e nas nossas vidas. Eu vejo a minha filha mais comprometida com o meio ambiente, com a natureza, mais preocupada em reciclar os resíduos e com muito interesse em ter uma planta em casa para ela cuidar”, destacou Joana.

 

Texto: Gabriela G. G. Marcondes, Assessora Regional de Comunicação da 16ª Região
Fotos: divulgação monitoria da NE no núcleo Inmaculada Concepción

 

No Comments

Post A Comment

99 − = 95

css.php