Renovado projeto com a Petrobras em Alagoas pela terceira vez

Flavio Cultura, Educação, Notícia Deixar Comentário

A vida de 10 estudantes está sendo beneficiada nos municípios de Pilar e São Miguel dos Campos, em Alagoas, com a terceira renovação consecutiva do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), atualmente em sua 5ª edição.

A parceria entre a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e a Petrobras vem acontecendo desde 2012. Naquele ano, foi selecionada a primeira turma de alunos jovens aprendizes para receber, durante 22 meses, com as carteiras de trabalho assinadas: um salário mínimo, 13º salário, férias, FGTS e auxílio para alimentação e transporte. De agosto de 2014 a maio de 2016, o Programa aconteceu mais uma vez em parceria com a Novo Encanto, formando 20 alunos.

Esse “bicampeonato” já beneficiou 43 jovens até o momento. Indiretamente, mais de 30 pessoas também foram favorecidas nessas ações.

Agora, a Coordenação Regional da Novo Encanto em Alagoas comemora sua terceira vitória seguida: a renovação do PPJA com a Petrobrás por mais um biênio (de 2016 a 2018), estendendo os benefícios, desta vez, a 10 jovens entre 17 e 19 anos.

O Programa tem como principal objetivo promover a inclusão social e acesso ao mercado de trabalho por meio da qualificação pessoal e profissional a jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. A proposta educacional da Novo Encanto foi selecionada pelo seu caráter inovador. Ela articula, de forma criativa, a educação básica, a qualificação social e a profissional. Um dos pontos importantes do Programa é o suporte dado às famílias durante todo o período de aprendizagem.

Os alunos têm aulas relacionadas a matérias ambientais, ética, introdução ao direito, identidade, português, matemática, liderança e empreendedorismo. São acompanhados no ensino regular e em uma formação específica para qualificação professional, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A parceria vem permitindo boas contrapartidas em Alagoas para a Novo Encanto, que pode contratar associados especialistas nas áreas necessárias ao desenvolvimento do Projeto. Atualmente, sete pessoas, entre professores que ministram aulas aos jovens e colaboradores qualificados, fazem parte da equipe. Um advogado e um contador realizam a parte jurídica e a contabilidade do projeto. Os demais sócios da Novo Encanto na região também podem participar, gratuitamente, de diversos cursos oferecidos. Além disso, todos os equipamentos eletroeletrônicos e utensílios que foram adquiridos para as atividades passam a fazer parte do patrimônio da unidade regional e nacional.

“Trata-se de uma realização de grande alcance social desenvolvida em Alagoas por iniciativa do Coordenador Regional da Novo Encanto, Hudson Cavalcante Filho”, destaca o Presidente da Novo Encanto, Teodoro Irigaray. Teodoro explica que o trabalho está em consonância com os objetivos da Associação, de promover o desenvolvimento ecológico e a valorização da vida, com prosperidade econômica e justiça social. “Esperamos que projetos dessa natureza, de grande alcance social, possam ser replicados em outras regiões, beneficiando nossos jovens e promovendo a transformação social”, conclui Teodoro, “por enquanto”, aguardando novas vitórias e iniciativas.

Texto: Redação Novo Encanto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.