20 monitorias realizam atividades no Dia Mundial de Limpezas de Rio e Praias

Flavio Cultura, Reciclagem Deixar Comentário

O terceiro final de semana de setembro desde o ano de 1986, é marcado por uma mobilização especial, chamado de Dia Mundial de Limpezas de Rio e Praias. Esse ano, nos dias 21 e 22 de setembro uniu pessoas de 20 monitorias da Novo Encanto que fizeram jus a data e se reuniram em atividades em diferentes regiões do Brasil.

Os monitores de cada lugar usaram a força da união para pensar e colocar em ação práticas que em geral aliaram educação ambiental e cívica com a força da amizade. Palestras a respeito da separação de resíduos, mutirão de limpeza na comunidade, nas estradas e como não poderia faltar, nas praias.

Foram exemplos de que não é preciso ir longe para colocar os princípios ecológicos em ação. Como 6 monitorias da 12ª Região, Minas Gerais, que ficam a cerca de 150 quilômetros de distância do mar. Por lá, a mobilização juntou crianças, jovens e adultos na limpeza nos aos redores de cada comunidade, usando de atividades lúdicas para identificarem contendores para os resíduos, como é o exemplo do Núcleo Flor de Mariri, que aproveitou o momento e incluiu uma atividade de troca de mudas frutíferas entre as crianças.

Já no litoral do país, a 3ª Região, no estado de São Paulo, como já é tradição, 13 monitorias se reúnem na praia em Bertioga para recolher os resíduos deixados no local. Nessa região a Novo Encanto é parceira da ONG (Organização Não Governamental) norte-americana The Ocean Conservancy, que promove a ação realizando a catalogação do material que é posteriormente lançado no seu site realizando assim um trabalho de pesquisa.

Segundo o coordenador regional da Novo Encanto da 3ª Região, Paulo Fernando Carvalho Junqueira “este ano além da atividade realizada em uma escola, realizamos um trabalho de educação ambiental com os participantes através de uma abordagem sobre os 3 Rs ( Reduzir Reutilizar e Reciclar ) incluindo também o Recusar e Repensar ou seja 5 Rs ) e palestra sobre a carta de princípios da Novo Encanto, impactos dos resíduos na fauna marinha além de uma atividade sobre os Nove Vegetais considerando que era o dia da árvore”.

Na Bahia, a Novo Encanto também trabalha em parceria com uma ONG nessa atividade. Em Ilhéus-BA, o Projeto A-Mar todos os anos promove junto a NE o mutirão de limpeza, incentivando a discussão sobre o consumo consciente, em especial a redução do consumo de plástico. De acordo com um relatório da ONU, neste mesmo ano, 79% do plástico fabricado foi descartado e apenas uma pequena parcela do material foi reutilizado ou destruído da maneira correta.

Em São Luís-MA não foi diferente, a monitoria do Núcleo Sereno do Mar reuniu 50 voluntários para promover a limpeza da praia de Araçagy onde foram recolhido o total de 45 Kg de resíduos inorgânicos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.