Promover a inclusão social por meio de qualificação profissional: esse é objetivo do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA). Realizado com base na Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, o Programa oferece uma formação completa, constituída por três etapas:
Em Alagoas, a Novo Encanto é responsável pela formação básica dos jovens contemplados por este programa durante quatro meses. Com discussão de temas relacionados à identidade, cidadania e conhecimentos sobre a Petrobras;
Os jovens também recebem curso de qualificação profissional, com duração de nove meses, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e por mais nove meses os eles têm oportunidade de realizar estágios em empresas parceiras.
No total, o programa tem duração de 22 meses, período em que o jovem aprendiz tem sua carteira de trabalho assinada, com o pagamento de um salário mínimo, 13º salário, férias, FGTS, além de auxílio para alimentação e transporte.
Além das admissões e do pagamento dos salários, a Novo Encanto também é responsável pela gestão, orientação, docência, supervisão e acompanhamento de todo o Programa.
Os candidatos a seleção deste programa devem residir na cidade de Pilar ou São Miguel dos Campos, estar cursando o ensino médio e ter entre 17 e 19 anos.
Estão sendo disponibilizadas 20 vagas para os jovens que atendem ao perfil mencionado.
Sendo 17 vagas para Pilar e 3 vagas para São Miguel dos Campos.
As inscrições serão presenciais nos dias 31 de junho e 1º de julho, das 13h às 16h, na cidade de São Miguel dos Campos, na Escola Municipal Mário Soares Palmeiras e nos dias 02, 03 e 04, das 13h às 16h, na cidade de Pilar, na Escola Municipal de Educação Básica Deputado Oséas Cardoso.
Os editais e o termo aditivo para as seleções em ambas cidades já estão disponíveis para download nos links a seguir.
EDITAL-JOVEM-APRENDIZ-PILAR.pdf
EDITAL-JOVEM-APRENDIZ-SAO-MIGUEL.pdf
TERMO ADITIVO AO EDITAL PILAR E SÃO MIGUEL 29/05/2014