No Pará, uma Floresta Nasce em uma Antiga Pista de Motocross em 4 anos. Tal transformação tem se tornado realidade em Parauapebas, no Pará, graças a um trabalho desenvolvido pela Novo Encanto e outras instituições.
A área foi cedida em 2012 pela Prefeitura de Parauapebas para uso da Novo Encanto. Os primeiros passos para o reflorestamento da área foram a terraplenagem e a aplicação de adubos orgânicos para a correção do solo, bastante deteriorado naquele momento.
Em 2013, uma doação de mudas feita pela empresa Vale inaugurou uma segunda etapa do projeto. Castanheiras, ipês, mulateiros, tamboris e jaborandis, entre outras árvores, foram plantadas no terreno, assim como espécies frutíferas, entre elas: ingazeiros, goiabeiras, mangueiras, pitombeiras, castanheiras do pará, bananeiras, cajueiros, jaqueiras, cajazeiras, cacaueiros e coqueiros.
No recente dia 11 de junho, em um Café Ecológico na área, o resultado do trabalho de voluntários da Novo Encanto e instituições parceiras foi apresentado às autoridades em um vídeo que mostra o desenrolar do projeto ao longo dos quatro anos de trabalho. Também foi realizado um passeio em meio à floresta em crescimento que ali se formou.
Para Sinara Albuquerque, representante do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que esteve presente no evento, o trabalho desenvolvido é um exemplo a ser seguido: “Precisamos conscientizar as pessoas de que a floresta é economicamente viável, além de trazer conforto à população e preservar as espécies da fauna e diversos biomas”, disse.
Olinto Campos Vieira, Procurador do Município de Parauapebas e diretor do Departamento de Arrecadação, esteve presente representando a Prefeitura. “O lucro maior que estou vendo aqui é a Vida e o exemplo dado às crianças que, ao verem os pais plantando, já crescem com esta consciência ecológica”.
A sra. Uelnice, também presente no evento representando os voluntários da Vale que participaram do plantio das mudas em 2013, expressou alegria com o crescimento das mudas “ver aqui essa floresta é um privilégio muito grande. Prova que vocês cuidaram do que a gente plantou”.
Na semana anterior a esse evento, a Novo Encanto também participou da XXII Semana do Meio Ambiente em Parauapebas. Em um stand itinerante, expôs as atividades que vem realizando em educação ambiental e saneamento ecológico, com tratamento de água por meio de fossa de evapotranspiração e jardim filtrante, além do cultivo de minhocas para reciclagem de resíduos orgânicos em húmus. Também foram plantadas diversas mudas de árvores.
Veja fotos das etapas do reflorestamento, do Café Ecológico e da Semana do Meio Ambiente em Parauapebas:
Na semana seguinte, já no município de Marabá, na UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), o colaborador da Novo Encanto Alexandre Rodrigues realizou uma oficina com estudantes e a comunidade sobre a implantação de Ciclos de Bananeiras para tratamento das chamadas águas cinzas, provenientes de pias e chuveiros. Uma tecnologia alternativa difundida pela Novo Encanto para o saneamento ambiental em áreas rurais.
Para acompanhar essas e outras realizações da Novo Encanto, curta 👍🏻 nossa Fanpage no Facebook clicando aqui: https://www.facebook.com/NovoEncantoEcologia/ . Em “Seguindo” (ao lado do botão “curtir”), escolha 👁.👁 “Ver Primeiro” no seu Feed de Notícias!
Texto: Fabio Bastos, Assessor Regional da Novo Encanto na 14ª Região
Fotos: Francesco Costa
Comments 4
Precisamos de bons exemplos como estes, a cidade pode ser um laboratório a favor da vida e das boas práticas socioambientais Parabéns aos organizadores!
Que assim seja em breve, Marcio! A Novo Encanto já vem trabalhando para isso!
Equipe de Redação
Parabéns pelo trabalho de reflorestamento de Parauapebas e oficinas em Marabá de implantação ciclo de bananeiras, Para. Quem sabe um dia a Novo Encanto tenha em sua administração uma área de florestal preservada em cada estado do Brasil com eventos agroflorestal sustentável onde as escolas publicas/privadas e toda população possam conhecer a importância da preservação da flora, fauna e toda extraordinária biodiversidade de cada bioma brasileiro.
Grata pelo comentário, Ricardo! Vou repassar ao Assessor de Comunicação da Região, Fábio Bastos, responsável pela matéria, compartilhar com os responsáveis pela atividade!