Adriana Lúcia Batista de Castro, Assessora de Educação e Interpretação Ambiental da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) do Governo da Bahia, participou como palestrante do “I Simpósio de Meliponicultura do Bioma Caatinga: Profissionalização com Sustentabilidade”, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de setembro de 2023 na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em Feira de Santana/BA.
Adriana de Castro é coordenadora do Projeto Meliponicultura Novo Encanto que vem sensibilizando e conscientizando os sócios do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, do qual ela é sócia no Núcleo Estrela da Manhã na Bahia.
O Projeto Meliponicultura Novo Encanto visa ampliar a Meliponicultura nos Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal (DAVs) da União do Vegetal através de vivências, buscando encantar e aproximar os sócios da natureza. O projeto também realiza trabalhos nos remanescentes de vegetação e plantio através da polinização e assim amplia as possibilidades de incremento à renda auxiliando no desenvolvimento dos Núcleos e da própria Novo Encanto.
No Simpósio, Adriana participou da Mesa Redonda “Mulheres na Meliponicultura”, que aconteceu na sexta-feira dia 15, com a palestra “Meliponicultura e Meio Ambiente”, na qual deu destaque a importância das abelhas na manutenção da vida no planeta e falou sobre os projetos socioambientais desenvolvidos dentro das áreas protegidas, junto às comunidades tradicionais.
Para Adriana, é sempre um momento encantador falar sobre a ligação das abelhas com a preservação do Meio Ambiente, pois elas são a base do equilíbrio ecossistêmico e mantenedoras da vida. E, sobre a participação no Simpósio, comentou que “o reconhecimento das nossas ações é a evidência da importância dos projetos que estamos desenvolvendo, sensibilizando através do encantamento”.
O I Simpósio de Meliponicultura do Bioma Caatinga, que teve como propósito fortalecer a cadeia produtiva da meliponicultura no bioma Caatinga, reuniu mais de 500 participantes (de mais de dez estados brasileiros), entre pesquisadores, meliponicultores, estudantes, empreendedores e interessados no tema, com palestras, rodas de conversa, minicursos, e outros eventos, mostrando importância da existência das abelhas para o equilíbrio do meio ambiente. Clique aqui para saber mais sobre o Simpósio.
A Novo Encanto é o braço ecológico da União do Vegetal e realiza atividades em parceria com o Centro.
Texto: Thais Carvalho – Assessora de Comunicação da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.
Fotos: Autor desconhecido.