Atuação
Diretrizes Socioambientais
O conceito Água, Biodiversidade e Cultura perpassa os principais projetos da Novo Encanto. Compreende a percepção da Água como recurso essencial e fonte da vida. O conhecimento e atuação para conservação, preservação e uso sustentável da Biodiversidade. A valorização da Cultura para a educação ambiental e atitudes ecológicas em manifestações artísticas, interagindo o cuidado com o meio ambiente e a espiritualidade.ÁGUA
O crescimento das cidades e as demandas globais de alimentos, energia e bens materiais estão colocando uma pressão sem precedentes em nosso planeta, sobre nossos lagos, rios e aquíferos. A escassez e garantia de acesso a Água, elemento essencial que permeia e flui por toda a vida, está no coração dessa crise. Embora as soluções tradicionais, tais como a construção de barragens, reservatórios e outros tipos de infraestrutura, tentem atender a essas necessidades, elas se mostram muito caras e insustentáveis por si próprias.
Acreditamos que a integração de soluções naturais com tecnologias sociais, bem como a implementação de melhores práticas de gestão da agricultura, boa governança, financiamento inovador e ciência aplicada, podem nos ajudar a realizar significativas economias de custos, juntamente com o inestimável retorno da qualidade e quantidade de água melhoradas.
Dentro desses princípios, somamos esforços com todos os que trabalham em prol de uma gestão sustentável das águas para proteger esse recurso vital para as pessoas e a Natureza. Promovemos a conscientização, e buscamos incentivar a cidadania e construir um compromissos políticos para desencadear ações sobre questões críticas do direito à água, visando facilitar a conservação, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficientes da água em todas as suas dimensões, numa base ambientalmente sustentável.
Parcerias
Aurora Foundation
Parceira histórica da Novo Encanto, a Aurora Foundation, organização ambientalista estadunidense, tem apoiado iniciativas na preservação da área do Seringal Novo Encanto, no município de Lábrea (AM), e no fortalecimento de jovens indígenas no Xingu.
Além disso, por meio de seed grants (subsídios de sementes, em tradução literal), a Aurora Foundation contribui para inúmeros projetos locais no bioma Cerrado, na captação de águas das chuvas e na Feiras de Sementes Crioulas, promovendo a guarda e a valorização das sementes e a alimentação orgânica e saudável
Fundação Banco do Brasil
Por meio de convênios de cooperação financeira firmados com a Fundação Banco do Brasil, A Novo Encanto vem implementando projetos ligados à cadeia produtiva da castanha do Brasil na Central de Formação de Plantadores (CFP), em São João da Baliza (RO).
Os beneficiários diretos são agricultores familiares e extrativistas que trabalham na CFP, moradores do local e entorno, que vem se tornando extrativistas sustentáveis e produtores agroflorestais ou recebendo a assistência que a CFP oferece na região, bem como as pessoas que recebem, anualmente, as capacitações específicas para formação de plantadores no local.
Com a Fundação Banco do Brasil, também já desenvolvemos o projeto Conservação Ambiental e Reflorestamento para Recuperação de Recursos Hídricos com Replicação de Tecnologias Sociais, em Brasília (DF). O recurso financeiro provindo da parceria possibilitou a revitalização de uma agrofloresta atingida por um incêndio, o investimento em Permacultura e em parte da área de plantio local.
Petrobras
UDV
A compreensão da Natureza em sua dimensão espiritual, compartilhada também pela ecologia profunda (que é a linha da ecologia que trabalha com a dimensão espiritual), é a chave da parceria com o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV).
Por meio de Termo de Cooperação Técnica, a Novo Encanto desenvolve ações conjuntas com os sócios da UDV nas principais cidades do Brasil. São trabalhos de educação ambiental, sensibilização para a conservação e preservação do meio ambiente, bem como o desenvolvimento de capacidades em tecnologias sociais aplicadas em permacultura, agrofloresta, agroecologia, bioconstruções, preservação de nascentes, e na preservação, conservação e restauração de áreas florestais.
Essas ações que integram a Novo Encanto e a UDV estão firmadas no reconhecimento da Natureza como Sagrada e fundamental no processo de autotransformação do ser humano para a busca de sua verdadeira essência.