CURSO DE SISTEMA AGROFLORESTAL EM LAURO DE FREITAS (BA)

CURSO DE SISTEMA AGROFLORESTAL EM LAURO DE FREITAS (BA)

Aproveitar a sabedoria da Natureza em seus próprios ciclos para cultivar alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos. Este é um dos benefícios gerados pelo sistema de agrofloresta, cada vez mais difundido no mundo como um modo de produção agrícola autossustentável e harmônico com o meio ambiente.

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a Novo Encanto promove em Lauro de Freitas (BA), o curso de Introdução aos Sistemas Agroflorestais.

O sistema agroflorestal é um conjunto de formas de uso e manejo da terra inspirados no funcionamento da natureza, capazes de promover benefícios econômicos e ecológicos ao combinar o cultivo de árvores frutíferas e madeireiras com espécies agrícolas, que podem ser integradas à criação de animais.

O objetivo do curso é apresentar os principais conceitos da agrofloresta, de forma prática e teórica, associando a produção de alimentos e o cultivo de Mariri (Banisteriopsis caapi) e Chacrona (Psychotria viridis), plantas utilizadas em rituais religiosos no âmbito do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

O curso será ministrado pelo biólogo e mestre em ecologia Márcio Silveira Armando e pelo agricultor André Pelicano.

Marcio Silveira Armando cursou bacharelado e mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília. Atualmente, trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tem experiência em Botânica, Recursos Genéticos e Ecologia Florestal, com ênfase em Sistemas Agroflorestais, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, agricultura familiar, sustentabilidade da agricultura, biodiversidade funcional e redesenho de agroecossistemas.

André Pelicano é agricultor, trabalha com sistemas agroflorestais através do Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). Ele aplica e ensina os conceitos trazidos pelo suíço Ernst Götsch, criador do conceito de plantio e manejo conhecido como Agricultura Sintrópica, que inclui a agrofloresta entre suas técnicas.

Ministrado em três dias, das 8 às 18 horas, o curso terá uma carga horária total de 24 horas, para um público estimado entre 25 a 50 participantes. Almoços e lanches estão incluídos no valor de inscrição de R$ 170,00.  A hospedagem será responsabilidade dos próprios participantes.

As inscrições podem ser feitas por meio dos monitores dos núcleos da 4ª Região ou com Aline Proença, pelo telefone (71) 98307-7749, e Nathalie Collin, pelo telefone (71) 98707-1396

 

PROGRAMAÇÃO

29/09/2017

  • Introdução a Agrofloresta e Agricultura Sintrópica
  • Técnica de compostagem
  • Importância das sementes e mudas no plantio;
  • Leitura dos diferentes ambientes apresentados no núcleo

30/09/2017

  • Apresentação do consorcio que será plantado
  • Preparação do solo e importância de adubação e cobertura.
  • Plantio na área selecionada

01/10/2017

  • Sucessão ecológica.
  • Estratificação vegetativa
  • Importância da poda no manejo agroflorestal.
  • Manejo de área utilizando os princípios da Agricultura Sintrópica

 

Texto: Cristiano Gobbi, Redação da Novo Encanto

Foto: Augusto Pessoa

 

2 Comments
  • Ricardo Martins de Rezende
    Posted at 07:01h, 16 janeiro Responder

    Parabens pela iniciativa. Quero participar de um curso utilizando os princípios da Agricultura Sintrópica

    • Michela Brigida
      Posted at 11:14h, 30 janeiro Responder

      Curta e siga a Fanpage da Novo Encanto para acompanhar o calendário de cursos, Ricardo!

      Em breve iremos divulgar a data da próxima expedição ao Seringl Novo Encanto, Ricardo!

      Michela Brigida
      Assessora de Comunicação da Novo Encanto

Post A Comment

72 + = 80

css.php