Dia mundial do meio ambiente – uma mensagem da Novo Encanto

Flavio Cultura, Notícia, Sustentabilidade Deixar Comentário

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano de 2015 a mensagem e o apelo das Nações Unidas é um alerta sobre a necessidade do consumo consciente, tendo como lema: “7 bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado.”

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico se posiciona no sentido de preservar e realçar a Natureza por meio da utilização consciente e responsável dos seus recursos, tendo clareza que somos apenas os “zeladores desse grande Jardim”, não seus proprietários e nos colocando, acima de tudo, como seus guardiões e servidores.

Nossa Carta de Princípio reconhece a grave crise que a humanidade atravessa: uma profunda crise de ética e de valores que tem distorcido nossa visão e se refletido na desordem econômica, no consumismo inconsciente e na destruição do nosso meio ambiente. A devastação do nosso planeta é uma realidade cada vez mais presente: florestas são reduzidas a desertos, milhares de espécies de animais e vegetais desaparecem para sempre, a água e o ar são contaminados e até o clima está sendo alterado. A continuidade dessas práticas está levando à destruição dos recursos e das condições naturais das quais depende a nossa própria existência no Planeta. Nesse contexto, existe ainda uma ameaça mais grave: a de que o ser humano esqueça o verdadeiro sentido de sua humanidade.

A Novo Encanto trabalha também para resgatar uma tradição milenar que compreende a natureza como presença Divina se manifestando na água, nas árvores, no ar, no Sol e na Lua. Para nós, a Natureza serve e atende ao homem porque lhe é superior. O caminho da plena realização de nossas potencialidades começa por reconhecer a Natureza como ela é: Sagrada. Este reconhecimento vem junto com um processo de auto-transformação do ser humano, na busca de sua verdadeira essência e autêntica vocação. Assumimos a nossa verdadeira humanidade, na medida em que nos tornarmos um canal de expressão da Natureza Divina nos colocando a ser serviço. Entendemos assim que o trabalho ecológico tem seu centro na mudança da relação Ser Humano/Natureza.

Nesse sentido reforçamos a mensagem das Nações Unidas, reconhecendo que podemos também dar nossa contribuição para a sustentabilidade do planeta, através da utilização responsável dos recursos naturais, consumindo com mais consciência, cuidado e simplicidade.

Carlos Teodoro Irigaray
Presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.