Em Boa Vista, crianças coletam sementes para berçário de mudas

Flavio Biodiversidade, Reflorestamento Deixar Comentário

O Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado no dia 5 de junho é uma data muito importante e tendo consciência disso a monitoria da Novo Encanto em Boa Vista, Roraima, realizou no domingo, 3, uma atividade com a participação das crianças, que puderam conhecer um pouco mais sobre a importância da data e o porquê dela ser criada.

A monitora da NE em Boa Vista, Maria da Conceição, reuniu as crianças e juntos recolheram sementes para dar continuidade a um berçário de mudas que está sendo construído no núcleo.

“As crianças coletaram as sementes em um local antes era um lavrado e foi transformado num ambiente propício para abrigar o plantio. Isso foi repassado para as crianças explicando que a gente consegue transformar um ambiente, ou seja, podemos pegar um lavrado e transformá-lo numa floresta assim como o contrário se o homem não se educar para não danificar o meio ambiente’’, explicou a monitora.

Durante a atividade que teve como tema, ‘’Não à poluição plástica’’, foi explicado como esse material polui o meio ambiente e o impacto que tem sobre os animais. Quando o plástico chega aos oceanos através do uso indiscriminado do ser humano animais que habitam nos mares e rios podem ingerir o plástico e morrer, o que tem gerado também a extinção de muitas espécies.

Maria da Conceição destaca a participação das crianças. “As crianças foram bem participativas e inclusive elas falavam durante a atividade o que elas entendiam em relação ao plástico poluir grande parte do meio ambiente. Logo após a atividade fomos fazer uma limpeza no terreno e recolhemos bastante plástico e copos descartáveis já bem velhos’’.

“É bem importante que as crianças participem de atividades como esta para que criem consciência e entendam a importância de mantermos um ambiente limpo e sadio. As crianças são o futuro da humanidade”, disse a monitora.

‘“Foi uma atividade muito boa e bem legal, as crianças se sentiram à vontade para se expressar e gostaram de ajudar na atividade do recolhimento do plástico, tudo foi bem legal”, conclui Maria da Conceição.

O planeta Terra é nossa casa

O planeta terra é a nossa casa e raramente nos preocupamos em manter o nosso lar limpo. Hoje em dia o problema da poluição esta ganhando grande destaque e líderes de vários países têm se posicionado para combater esse mal que afeta a todos os seres vivos.

Se todos nos juntarmos e colaborarmos poderemos criar um mundo livre de materiais poluentes. Hábitos simples como: reciclagem, parar de utilizar objetos descartáveis e sermos conscientes com o nosso lixo podem ajudar significativamente o meio ambiente.

Já imaginou milhares de pessoas fazendo o mesmo? A mudança seria grande e o ser humano seria o maior vencedor. A final, todos queremos morar num lar limpo e confortável.

Na foto, as crianças durante a atividade ‘Não à poluição plástica’

Texto: Gabriela G.G. Marcondes, assessora regional da Novo Encanto na 16ª região

Foto: Maria da Conceição, monitora da NE em Boa Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.