Em Mogi das Cruzes, Horta orgânica gera renda, aprendizado e saúde

Novo Encanto Notícia Deixar Comentário

Em Mogi das Cruzes, São Paulo, há mais de três anos, a Novo Encanto investe num caminho que é a própria vocação da região: cultiva uma horta orgânica capaz de produzir verduras e hortaliças, gerar renda e capacitar pessoas.

Segundo o monitor local da Novo Encanto, Daniel Pereira, uma equipe de 12 pessoas é responsável pelo cultivo de diversas variedades, entre elas cúrcuma, limão, banana e hortaliças em geral.

“A região de Mogi das Cruzes tem uma forte tradição na produção de hortaliças. Aproveitamos esse conhecimento e a mão de obra no trabalho da horta. E temos tido resultados muito bons”, disse o monitor.

A horta ocupa uma área de 300 metros quadrados e ganhou recentemente um eficiente sistema de irrigação. “O terreno é grande e ainda temos um bom espaço para ampliar o plantio. Todo o dinheiro obtido com a comercialização dos produtos é reinvestido. Assim, foi comprado um pequeno trator e agora fizemos o sistema de irrigação”, explicou Daniel Pereira.

A chave do sucesso é ter uma equipe dedicada à produção, que semanalmente trabalha na horta, do semear ao colher, e uma equipe de comercialização, responsável pela entrega da produção aos consumidores finais.

Auxiliando outras entidades

O conhecimento e técnicas desenvolvidas na horta da Novo Encanto abriu portas para que a Associação ampliasse sua atuação, ensinando e implantando hortas para outras organizações.

“Nós implantamos duas hortas, uma em Guararema, na Escola da Natureza, e outra em Mogi das Cruzes, na Tradeff, uma entidade que trabalha no apoio ao deficiente”, conta o monitor da Novo Encanto.

Além disso, a Novo Encanto montou um workshop na Escola da Natureza para ensinar como fazer biofertilizante e prepara uma demonstração de agrofloresta, um pequena unidade para mostrar como funciona o sistema agroflorestal.

A Novo Encanto tem o apoio de um grande fornecedor local de mudas e equipamentos para horta, que já doou mudas para os projetos beneficentes realizados pela Associação e deu de presente o filtro para o sistema de irrigação inaugurado recentemente.

Parque das Neblinas

A monitoria local da Novo Encanto realizará em dezembro uma atividade no Parque das Neblinas, que fica na rodovia Mogi-Bertioga, uma área preservada e importante para o ecoturismo na região. “Queremos estreitar relações e se integrar mais com a equipe do Parque das Neblinas”, disse Daniel Pereira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.