Em São Paulo e na Bahia, Novo Encanto participa de limpeza de praias

Flavio Água, Cultura Deixar Comentário

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico participou, no dia 15 de setembro, atividades em comemoração ao Dia Internacional de Limpeza de Praias (dia 20 de setembro) no Estado de São Paulo e na Bahia, promovida pela Organização Não Governamental (ONG) norte-americana The Ocean Conservancy. Ambas as regiões, contando com a participação de jovens e adultos.

A atividade já é uma tradição na região de São Paulo, sendo realizada desde 2010, por meio da ONG que organiza este trabalho em diversos países. Neste ano de 2018, realizada nas praias de Boracéia (São Sebastião) e Maitinga (Bertioga), recebeu o apoio de 102 pessoas que coletaram, com luvas e sacos de lixo, uma variedade de resíduos inorgânicos deixados pelos usuários das praias, como pequenos plásticos, que os animais da fauna litorânea confundem com alimentos, além de bitucas de cigarro, embalagens de comida e até eletrodomésticos.

O coordenador regional da Novo Encanto na região e São Paulo, Paulo Fernando Carvalho Junqueira, explica que a atividade é um bom exemplo de prática dos objetivos da Associação, pois “promove a Educação Ambiental e o voluntariado, especialmente nesta ação com a participação de jovens”.

Para combater a poluição dos oceanos, Eduardo Martins, biólogo e sócio na NE, acredita que é necessário intensificar campanhas de conscientização ambiental, além de se realizar a destinação correta e o tratamento dos resíduos sólidos, popularmente conhecidos como lixo.

Ao todo foram coletados 106 kg de lixo em uma faixa de areia de 300 metros em Bertioga, e 93 kg de lixo, em uma faixa de areia de 600 metros em São Sebastião. De acordo com o padrão internacional, os resíduos foram separados e catalogados pela ONG Instituto Terra & Mar.

Na Bahia, as cerca de 180 pessoas participantes da limpeza de praias no Centro de Ilhéus, cidade localizada no litoral sul do estado recolheu 332 kg de resíduos, realizada em uma extensão de 2 quilômetros.

Para Joana Carolina Fritsch, monitora da Novo Encanto na Bahia “A coleta de lixo nas praias é uma ação simples, mas que pode fazer a diferença, tanto para o meio ambiente, como para as pessoas que utilizam as praias. A participação das crianças e jovens na atividade é de fundamental importância para a educação ambiental e formação de adultos conscientes. ”

A monitora também afirma que ao expor a quantidade de lixo que é descartado indevidamente, é possível sensibilizar as pessoas que participaram da ação, gerando consciência ambiental, além de deixar o ambiente mais limpo.

Para o coordenador da atividade em São Paulo, Adalberto Fassina Júnior, é uma oportunidade de confraternização, especialmente dos jovens, e um momento importante, pois, pela primeira vez, contou com a adesão de quase todas as Monitorias da NE da região: “Com essa atividade a gente pode mostrar à juventude a necessidade cuidar melhor das nossas praias, fortalecer o trabalho dos monitores e aperfeiçoar nossa comunicação”.

 

 

 

Texto: Redação NE

Fotos: Jéssica Collares, na Bahia, e Daniel Leite, Eduardo Martins e Gabriel Garcia em São Paulo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.