Jovens de Campinas auxiliam cooperativa de reciclagem a lançar página nas redes sociais

Flavio Cultura, Educação, Notícia, Reciclagem Deixar Comentário

Atividades promovidas pela Novo Encanto auxiliaram a Cooperativa Renascer, de beneficiamento de material reciclado, a criar uma página no Facebook

Tudo começou quando a monitoria da Novo Encanto em Campinas (SP) iniciou uma série de atividades ligadas à conscientização ambiental com  jovens de diferentes faixas etárias em Morungaba, cidade no interior do Estado de São Paulo, perto de Campinas.

Primeiramente, os jovens participaram de uma atividade integrativa, na qual receberam dados a respeito da quantidade de resíduos gerados no Brasil e no mundo.

Depois, foram visitar a Cooperativa Renascer, que é dirigida apenas por mulheres, em 4 de fevereiro desde ano. “A ideia era trazer a temática ambiental para o grupo, especialmente a questão da destinação dos resíduos sólidos, e proporcionar uma atividade em que eles pudessem vivenciar, juntos, uma realidade diferente e, a partir daí, trocar impressões”, explica Arthur Lima, monitor da Novo Encanto no núcleo na época.

Durante a visita, os jovens interagiram com as cooperadas, que contaram a respeito da criação da cooperativa, o tipo de serviço que prestam e de como esse trabalho é uma importante fonte de renda para elas. Nessa roda de conversa, elas mencionaram o desejo de criar uma página da Cooperativa Renascer no Facebook.

Depois do papo inicial, as cooperadas levaram o grupo para conhecer o local, explicaram aos jovens os processos de triagem do material e como são feitas as vendas. “Apesar das particularidades das impressões, os jovens e adultos presentes perceberam, de forma bem clara, a dureza desse tipo de trabalho, o esforço louvável dessas mulheres e o impacto do lixo que produzimos”, observa Nilton Machado, coordenador da atividade e pai de um dos jovens.

Dando sequência às atividades, em 10 de fevereiro, foi realizada com os jovens uma pizzada (descontraída e sem similaridades com atividades escolares) e uma oficina de mandalas com os suportes de pizzas feitos de isopor (material que é descartado pelas cooperativas) em 4 de março.

Concluindo essa série de atividades, incentivados pelo monitor da Novo Encanto, os jovens criaram a página Cooperativa Renascer – Morungaba.

 

 

Fotos: José Vaidergorn, Edmilson Rui e Márcia Puntel.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.