Novo Encanto comemora 32 anos e reafirma suas origens espirituais

Novo Encanto Institucional Deixar Comentário

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico comemora neste 30 de janeiro seus 32 anos de fundação e reafirma as suas origens espirituais no trabalho de preservação da floresta e da cultura de seus habitantes. 

A Associação Novo Encanto foi criada em 1990 com o objetivo de preservar o Seringal Novo Encanto, em Lábrea, no estado do Amazonas, como forma de garantir às futuras gerações o acesso às plantas sagradas utilizadas na preparação do chá Hoasca.

A Novo Encanto é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) desde 2010.

Foi fundada, é dirigida e tem por associados sócios do Centro Espírita União do Vegetal.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é uma sociedade que teve sua origem nos seringais da Amazônia e que usa em seu ritual o Chá Hoasca (também conhecido como ayahuasca), preparado a partir de duas plantas amazônicas, o cipó Mariri (Banisteriopsis caapi), e as folhas da árvore Chacrona (Psicotria viridis).

 

O cipó Mariri (Banisteriopsis caapi)

Mas a origem da Novo Encanto remonta à Década de 60 quando o seringueiro e soldado da borracha José Gabriel da Costa, fundador da União do Vegetal, e alguns dos primeiros discípulos, compraram uma área de floresta no município de Jaru/RO, com a presença de Mariri e Chacrona.

Thiago Beraldo, presidente do Conselho Diretor da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, e Mestre na União do Vegetal, conta essa história no vídeo especial produzido para a comemoração da data.

Nas palavras de Thiago Beraldo:

Vale apenas lembrar no dia de hoje a nossa missão, que começa dentro do pensamento do Mestre Gabriel. Quando Mestre Gabriel resolveu comprar uma área em Jaru, na década de 60, junto com os primeiros irmãos da União do Vegetal, eles compraram essa área para preservar a floresta e assim ter Mariri e Chacrona para poder preparar o Vegetal. 

Mestre Thiago Beraldo, presidente do Conselho Diretor

E ficaram por lá um tempo o Mestre José Rodrigues Sobrinho e o Mestre Bacurau preparando o vegetal e mandando para o Mestre Gabriel em Porto Velho. 

A compra do Seringal

 

E, na sequência, conta Thiago Beraldo, o trabalho continuou com a necessidade dos irmãos do Acre de comprar a área que viria a ser o Seringal Novo Encanto. E a partir daí o trabalho continuado de preservação da natureza.

 

Seringal Novo Encanto, Lábrea, Amazonas

No começo, no meu entendimento, esse trabalho era só de preservação da natureza, da floresta, mas hoje compreendo  que a gente também preserva essa a cultura do Seringueiro, a cultura do homem simples da floresta, que soube olhar a natureza e entender os ensinamentos que a natureza tem para a gente poder viver em harmonia com o nosso ambiente e harmonia entre nós.

Então esse é o trabalho da Novo Encanto também: a preservação desses locais e dessa cultura seringueira para futuras gerações. Para que as pessoas possam entender de onde é que vem a União do Vegetal e a Novo Encanto dar esse apoio para União do Vegetal criando essas oportunidades para que nós, nossos filhos e as futuras gerações possam viver esses momentos

Servir  a União do Vegetal

 

Nosso objetivo hoje é servir a União do Vegetal. É servir as famílias da União do Vegetal para que a gente possa criar esses momentos com a Natureza e interagir em um local saudável e poder assim preservar para nossos filhos que esse mundo pode ser um paraíso na Terra, só depende de nós.

Desejo que todo sócio da Novo Encanto, todas as pessoas que ainda não são sócias da Novo Encanto que venham conhecer o trabalho, que venham conhecer o Seringal Novo Encanto, que participem das nossas atividades.

Encontro da Novo Encanto em Brasília

Nós vamos estar lançando as expedições para outros locais do Brasil, que aproveitem esses momentos, porque são momentos que a gente pode estar com a nossa família e estar interagindo com as pessoas da União e conhecendo as belezas que existem na Natureza.

Porque existem muitos lugares bonitos para gente conhecer e poder se encantar com as maravilhas que a natureza tem pra proporcionar pra nós aqui na Terra. 

Hoje é uma data especial. A Novo Encanto está comemorando 32 anos de existência. Esse é um motivo para comemorar tantas alegrias que a Novo Encanto vem proporcionando para todos nós.

Vamos pra floresta!

 

Mestre Teodoro Irigaray, Mestre Assistente Geral na União do Vegetal, membro do Conselho Diretor e ex-presidente da Novo Encanto, lembra: 

Mestre Teodoro Irigaray, ex-presidente e membro do Conselho Diretor

Festejamos com alegria os 32 anos da Associação Novo Encanto festejando o amadurecimento da nossa entidade, de sua estrutura, dos avanços realizados pela equipe hoje à frente da Diretoria e por todos que a antecederam.

Na realidade, um somatório de esforços permitiu que chegássemos a esse nível de atuação e por isso nossa gratidão a todos que se empenharam em prol de uma profunda transformação da nossa relação com o planeta.

Nesse belíssimo trabalho, mais e mais pessoas estão podendo reencontrar a experiência da natureza e seus encantos 

Vamos pra floresta festejar a nossa União e as belezas do Seringal. Parabéns Novo Encanto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.