Novo Encanto no programa Unidos Contra a Covid-19 da Fiocruz

Flavio Educação Deixar Comentário

A coordenação regional da Associação Novo Encanto conjuntamente com o Departamento de Beneficência do Núcleo Rei Salomão da 12ª Região elaborou o projeto COMunidade CONsciência destinado à comunidade Primeiro de Maio, localizada no município de Betim/ MG. O projeto tem como objetivo contribuir para a prevenção da Covid-19 e seus impactos socioeconômicos, e foi contemplado pelo programa Unidos contra a Covid-19 lançado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) destinado a indivíduos e organizações interessados em contribuir neste momento de crise sanitária.

A proposta do projeto abordou três frentes de trabalho: “Segurança alimentar”, “Afastamento social, proteção individual, higiene pessoal e coletiva” e “Comunicação”. O tema de “Segurança Alimentar” visou fornecer ao grupo beneficiado uma cesta básica por núcleo familiar, com pontos de retirada pré-estabelecidos e cadastrados pela Novo Encanto, devidamente pautado na medidas de prevenção contra o Covid-19.

No que se refere ao tema “Afastamento social, proteção individual, higiene pessoal e coletiva” estão sendo disponibilizados 1 kit de higiene pessoal e coletiva, 1 kit costura, além de oficinas artesanais lúdicas, afim de contribuir na geração de renda e fortalecimento de vínculos familiares. O trabalho de “Comunicação” vem trabalhando para conscientizar e orientar com informações básicas sobre higiene pessoal e insumos por meio de cartilhas direcionadas a cada ação, proporcionando um suporte às atividades artesanais sugeridas.

Esta iniciativa conta com a participação de 50 (cinquenta) voluntários de diversas áreas profissionais para a viabilização do projeto, oferecendo de forma técnica, capacitada e objetiva as ações propostas. Está dentro do planejamento, o acompanhamento de supervisão para garantia do cumprimento das atuações preventivas ao contágio pelo coronavírus e intensificando a assistência já apresentada.

Estão sendo beneficiadas 250 pessoas, por três meses, que estão recebendo apoio para orientações sobre possíveis programas sociais do governo durante a pandemia, além de auxílio na capacitação das lideranças locais fortalecendo a comunidade e garantindo as condições de subsistência em cenário de distanciamento social.

Essa música foi produzida por Ricardo Novais, sua filha Lira Novais, e a MC Manu, com participação de toda comunidade.

A ocupação Primeiro de Maio é caracterizada como assentamento subnormal de alta instabilidade socioeconômica e é composta por aproximadamente 60 famílias. A Associação Novo Encanto juntamente com o Departamento de Beneficência do Núcleo Rei Salomão, atua há quase dois anos junto à comunidade com atividades sociais e promoção de eventos junto às crianças com temas que abrange a missão da associação que é “conservar a natureza mediante o desenvolvimento humano sustentado em bases ecológicas e com promoção de justiça social”. Dessa forma, o intuito tem sido também desenvolver uma relação com as famílias e que possa fomentar a idealização de um espaço coletivo benéfico no que compreende os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Portanto, a realização deste movimento idealizado por membros da Associação Novo Encanto, em união com a Beneficência deseja que as participações possam promover a dignidade humana e praticar a fraternidade através da conscientização da comunidade acolhida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.