Novo Encanto realiza a II Jornada dos Nove Vegetais

Novo Encanto Educação, Expedição, Florestas, Seringal Novo Encanto, Sustentabilidade Deixar Comentário

Depois de 22 anos da I Jornada dos Nove Vegetais, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico realizou a segunda edição, de 6 a 10 de abril de 2022, no Seringal Novo Encanto, com o objetivo de reunir o povo tradicional da floresta com pesquisadores e visitantes interessados nos saberes sobre plantas medicinais.

O evento também buscou promover o uso sustentável da biodiversidade e incentivar as pessoas a conhecerem a floresta, reunindo cerca de 200 participantes, entre caboclos, expedicionários brasileiros, americanos, peruanos, chilenos e pesquisadores, na sede dessa área preservada de aproximadamente 2.800 hectares de Floresta Amazônica, localizada no município de Lábrea (AM).

A organização do evento foi uma iniciativa do Mestre Geral Representante da União do Vegetal, José Carlos Garcia.  Tendo como principal objetivo, para este triênio, o de promover o contato das pessoas com a Natureza, o presidente da Novo Encanto, Thiago Beraldo destaca que “poder vir à floresta e adquirir esse conhecimento tradicional das plantas da Amazônia com os doutores da floresta – os caboclos que nasceram e sempre viveram aqui – é uma grande oportunidade”.

Por ter sido criada na Floresta Amazônica pelo seringueiro Mestre José Gabriel da Costa e ter na base de seu ritual o uso do Chá Hoasca, preparado a partir de duas plantas nativas da região (Mariri e Chacrona), a União do Vegetal nasceu com a vocação de respeito, zelo e preservação do meio ambiente.

A partir dessa realidade, sócios da União do Vegetal fundaram, em 1990, uma organização não governamental para implementar suas ações ambientais: a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico que, em 2010, transformou-se em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), apta a realizar projetos de preservação e desenvolvimento sustentável.

Em 2011, a Novo Encanto formalizou um termo de cooperação técnica com a Centro Espírita Beneficente União do Vegetal que prevê a soma de esforços em objetivos comuns. Entre eles, preservação e plantio do Mariri e Chacrona; capacitação de plantadores dessas plantas; educação ambiental; desenvolvimento de técnicas de permacultura, agrofloresta, agricultura orgânica e bioconstrução; e preservação de nascentes. A elaboração de projetos de manejo florestal e recuperação de áreas degradadas fazem parte do acordo.

Durante a programação da II Jornada dos Nove Vegetais foram realizadas trilhas na floresta, vivências com os Nove Vegetais (Breuzinho, Apuí, Samaúma, Pau D’Arco, Castanheira, Mulateiro, Imburana de Cheiro, Maçaranduba e Carapanaúba), Oficina para Preparação de Extratos e Garrafadas.

Essas atividades foram coordenadas por pessoas reconhecidos na aérea e que puderam compartilhar suas experiências com  os presentes. Destacamos entre estes profissionais, o Mestre Manoel Gomes, Mestre Aloysio Menezes, Conselheira Maria Alice Corrêa, Conselheira Maria Gomes, Mestre Acelino Neto, Conselheiro Venilson Sousa e os seringueiros Mestre Óscar Gomes, Mestre Amâncio de Lima, Mestre  Palito (José Valdocir Néri de Almeida) e Mestre Sebastião Guimarães.

Estiveram presentes ainda o Mestre Carmiro Gabriel, a Conselheira Jandira e Getúlio Gabriel, filhos de Mestre Gabriel (José Gabriel da Costa, criador da União do Vegetal) e da esposa dele Mestre Pequenina

Melhorias da infraestrutura do seringal

Para receber um público recorde de 200 expedicionários, foi necessária a melhoria da infraestrutura do Seringal Novo Encanto, que ganhou uma casa de Preparo, nomeada “Olaria do Mestre Gabriel”, uma segunda casa de zelador, um espaço multiuso, uma casa de apoio telada para abrigar 56 redes e algumas barracas, além da terceira casa de hóspedes com dois quartos e banheiro privativo feita com tecnologia seringueira.

Calendário de Expedições 2022

De 6 a 10 de julho, acontecerá a 27ª Expedição ao Seringal Novo Encanto, com a presença do Mestre Clovis Cavalieri, membro do CONAGE, e com 70 vagas para expedicionários.

Além das expedições ao seringal, a NE também está promovendo outras opções de lazer e de turismo saudável para as famílias da UDV. Entre 15 a 20 de junho, por exemplo, será feita uma expedição para a Chapada Diamantina, um dos locais mais bonitos da Terra.

Venha entrar em contato com a Natureza, venha para a Floresta!

Texto: Jackie Pinheiro (Rio Branco – Acre) e José Roberto da Silva Barbosa, diretor de gestão do Seringal Novo Encanto. Fotos: Flavio Gut.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.