Núcleo Lumiar, no Rio de Janeiro, cria mandala com toras e planta ervas medicinais

Flavio Educação, Reciclagem 1 Comment

A monitoria do Núcleo Lumiar, na cidade de Lumiar-RJ, realizou no sábado, 21 de setembro, uma atividade durante todo o dia em conjunto com o Departamento de Plantio e a Orientação Espiritual para Jovens e Crianças da União do Vegetal.

Marcos Cardinot, monitor da Novo Encanto no núcleo, explicou que durante a atividade foi concluída a construção de uma Mandala  com toras de eucalipto, onde as crianças plantaram algumas mudas de ervas medicinais nos canteiros preparados.

“Aproveitei também para realizar um breve palestra pra todos os presentes, inclusive as crianças, onde chamei a atenção sobre o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, explicando sobre a importância de darmos a devida destinação ao nosso lixo, principalmente o lixo plástico, que é o principal problema que enfrentamos atualmente”.

O monitor da Novo Encanto mostrou também a todos os presentes a grande quantidade de resíduo plástico produzido no Núcleo em apenas um dia.

“Como entidade dependente do meio ambiente para plantio do Mariri e Chacrona (plantas consideradas sagras e utilizadas na preparação do Vegetal utilizado nas sessões da União do Vegetal) pra nosso desenvolvimento espiritual, devemos ter a responsabilidade e o comprometimento de ajudar na reciclagem do lixo e gerar um menor impacto ao meio ambiente”.

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico é uma organização criada por integrantes do Centro Espírita União do Vegetal em 1990, e com o qual mantém desde 2014 um acordo de cooperação técnica.

“Venho há um tempo trabalhando esse assunto no Núcleo e foi muito importante nesse dia mostrar pros irmãos o quantidade de lixo plástico que produzimos. Pedi o auxílio de toda irmandade presente pra aperfeiçoar cada vez mais esse trabalho no sentido de diminuir ao máximo o despejo de lixo na via pública”, explicou Marcos Cardinot.

A Associação Novo Encanto também realizou recentemente no Núcleo Lumiar uma outra atividade para explicar como funciona a composteira com minhocas e a sua importância pra destinação do lixo orgânico e seu uso no plantio.

Kalino Ribeiro Vaz, coordenador da Novo Encanto na  5ª Região, disse que o trabalho que a Novo Encanto desenvolve vem trazendo uma vibração positiva a todos os participantes.

“O trabalho que a Novo Encanto vem desenvolvendo na região faz com que nossos corações vibrem cada vez mais no ritmo da natureza. Parabenizo o Núcleo Lumiar com este importante trabalho, envolvendo nossas crianças neste sentimento fraterno e sendo parte da preservação do ambiente em que vivemos”.

Nas fotos abaixo, feitas pelo Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Lumiar, um registro de como foi a atividade. 

 

Comments 1

  1. Boa noite!
    Como faço para entrar em contrato com o núcleo da UDV de Lumiar?
    Gostaria de participar das reuniões.
    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.