| Por Gabriel Gomes, jornalista.
Para nós, a Natureza serve e atende ao homem porque lhe é Superior. O caminho da plena realização de nossas potencialidades começa por reconhecer a Natureza como ela é: sagrada. Este reconhecimento vem junto com um processo de autotransformação do ser humano, uma busca de sua verdadeira essência e de sua autêntica vocação. Encontramos a nossa verdadeira humanidade na medida em que nos tornamos um canal de expressão da Natureza Divina, um canal do Ser-Vir; nesta dimensão, o homem também é sagrado.*
‘‘Buscar cumprir, em sua essência, a Carta de Princípios”. Esse é o pensamento de Thiago Beraldo, o novo presidente do Conselho Diretor da Associação Novo Encanto (NA) para o triênio (2020-2023). Doutor em Ecologia, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Beraldo tomou posse nesta quinta-feira (17) na sede da associação, em Brasília-DF. Na solenidade, ocorreu a eleição e posse do Conselho Diretor e Conselho Fiscal, designação da Diretoria Executiva, e a alteração do estatuto da Novo Encanto para criação de três novas diretorias: “Gestão do Seringal Novo Encanto”, “Comunicação” e “Projetos e Captação de Recursos”.
Beraldo explica que a criação das novas diretorias resultará no fortalecimento da Instituição e também em um maior aprimoramento do trabalho que já vem sendo realizado, e cita o exemplo da Diretoria de Gestão do Seringal Novo Encanto. “O coração da associação é o Seringal Novo Encanto, a nossa origem. Nós teremos uma diretoria dedicada a cuidar do Seringal. José Roberto, que foi presidente da Novo Encanto, é agora o responsável. Com a dedicação dele, focada na gestão do Seringal, esse trabalho será melhor ainda”, argumentou.
José Roberto da Silva Barbosa, que tem formação em Administração de Empresa, com habilitação em Comércio Exterior, conta que quando assumiu a presidência do Conselho Diretor da Novo Encanto não imaginava o tamanho do desafio. “A formação em administração permitiu que eu percebesse logo no início as mudanças que precisavam ser feitas, para que a gente pudesse realizar o trabalho da melhor maneira”. Para José Roberto, o maior legado do seu mandato é o trabalho da gestão administrativa, financeira e contábil. “Criamos uma plataforma que está permitindo que associação possa crescer sobre uma estrutura sólida”.
Consciência ecológica
A Novo Encanto, no ponto de vista de Thiago Beraldo, precisa cada vez mais fazer o trabalho descrito na Carta de Princípios, que é conscientizar as pessoas: “Trazer mais consciência ambiental, despertar o entendimento de que a gente é parte da natureza, e precisamos viver em harmonia”.
O presidente salienta também a importância de se promover o reencantamento das pessoas com a natureza, através das atividades nos núcleos, passeios, expedições em áreas de preservação. Um trabalho que demanda comunicação. “A comunicação da Novo Encanto é feita por uma equipe grande e merece ter status de diretoria, porque é um trabalho estratégico. A gente precisa melhorar a nossa comunicação com os sócios da Novo Encanto e com todos aqueles que compartilham do nosso objetivo de preservar a natureza”.
Um outro grande desafio apontado pelo presidente é tornar a Novo Encanto cada vez mais independente financeiramente. Para cumprir esse objetivo, foi criada a Diretoria de Projetos e Captação de Recursos, que tem Hudson Cavalcante como responsável. Beraldo explica ainda que é um trabalho de continuação do que foi feito na gestão passada. Um trabalho que contou com a dedicação do diretor executivo Carcius Azevedo.
Mesmo antes da posse houve um importante trabalho de transição, com reuniões de alinhamento para garantir a continuidade no próximo triênio, em especial no que diz respeito ao fortalecimento da Novo Encanto nas regiões. “Tivemos um avanço muito bom nesse triênio, com a participação dos coordenadores regionais, fazendo reuniões mensais com eles, e tendo várias atividades locais. Queremos dar continuidade a esse trabalho”, contou Carcius Azevedo. Para o novo triênio, destacou o foco na criação de roteiros de turismo ecológico em todo o País. “É um programa importante porque, além de apresentar o Brasil para as pessoas de uma forma bonita, a gente vai proporcionar a geração de emprego e renda para nossa irmandade”.
Animado com o novo desafio, Thiago Beraldo disse que “a Novo Encanto é uma oportunidade para a gente se reencantar com a natureza e se transformar de dentro pra fora. Fazer isso com bom sentimento, levando alegria para as pessoas”.
CONSELHO DIRETOR
2020-2023
Presidente
Thiago Beraldo
Vice-Presidente
Leonardo Pauperio
Presidente de Honra
Raimundo Monteiro de Souza
José Carlos Garcia
Tadeu Feijão
Edison Saraiva
Theodoro Irigaray
Manuela Bernis
Danilo Correa
Silvia Margarido
Toni Spoliansky
Mônia Laura Faria Fernandes
CONSELHO CONSULTIVO
(ex-presidentes da Novo Encanto)
Isidoro Castro
Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray
José Mauro Fagundes Silveira
Flávio Gordon
Genis Garcia Pereira Junior
José Cassimiro Godoy
José Roberto Silva Barbosa
CARGOS EXECUTIVOS (DIREX)
Diretor Executivo
Carcius Azevedo dos Santos
Diretor Admininstrativo Financeiro
Alexandre Pauperio
Diretor Adjunto
Andrea Pereira Fróes
Diretor de Gestão do Seringal NE
José Roberto Silva Barbosa
Diretor de Projetos e Captação de Recursos
Hudson Cavalcante
Diretor de Comunicação
Flavio Gut
Tesouraria
Prosper / Paola Torres
CARGOS DE ASSESSORAMENTO
Asessoria de Educação e Interpretação Ambiental
Selma Santiago
Adriana Lúcia Batista de Castro
Assessoria de Articulação Internacional
Patrícia Cantuária
Asessoria Jurídica
André Fagundes
Thais Roriz
Assessoria de Produtos e Serviços Sustentáveis
Cleiton Adriano Signor
Assessoria Novo Encanto Expedições
Anais Serkeis e Yuri Parkinson
Assessoria de Formação e Capacitação
Rachel Cavalcanti Stefanuto
CONSELHO FISCAL
Presidente
Sueli Fonseca
Membro Efetivo
Graciele Viana de Souza Spotto
Membro Efetivo
Maria Luiza Silveira
1º Suplente
Gabriela Paranayba
2º Suplente
Lucas Graças Generoso
3º Suplente
Leonardo Nunes Fonseca