Presidente empossado da Novo Encanto quer focar no essencial

Flavio Institucional Deixar Comentário

| Por Gabriel Gomes, jornalista.

Para nós, a Natureza serve e atende ao homem porque lhe é Superior. O caminho da plena realização de nossas potencialidades começa por reconhecer a Natureza como ela é: sagrada. Este reconhecimento vem junto com um processo de autotransformação do ser humano, uma busca de sua verdadeira essência e de sua autêntica vocação. Encontramos a nossa verdadeira humanidade na medida em que nos tornamos um canal de expressão da Natureza Divina, um canal do Ser-Vir; nesta dimensão, o homem também é sagrado.*

‘‘Buscar cumprir, em sua essência, a Carta de Princípios”. Esse é o pensamento de Thiago Beraldo, o novo presidente do Conselho Diretor da Associação Novo Encanto (NA) para o triênio (2020-2023). Doutor em Ecologia, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Beraldo tomou posse nesta quinta-feira (17) na sede da associação, em Brasília-DF. Na solenidade, ocorreu a eleição e posse do Conselho Diretor e Conselho Fiscal, designação da Diretoria Executiva, e a alteração do estatuto da Novo Encanto para criação de três novas diretorias: “Gestão do Seringal Novo Encanto”, “Comunicação” e “Projetos e Captação de Recursos”.

Beraldo explica que a criação das novas diretorias resultará no fortalecimento da Instituição e também em um maior aprimoramento do trabalho que já vem sendo realizado, e cita o exemplo da Diretoria de Gestão do Seringal Novo Encanto. “O coração da associação é o Seringal Novo Encanto, a nossa origem. Nós teremos uma diretoria dedicada a cuidar do Seringal. José Roberto, que foi presidente da Novo Encanto, é agora o responsável. Com a dedicação dele, focada na gestão do Seringal, esse trabalho será melhor ainda”, argumentou.

José Roberto da Silva Barbosa, que tem formação em Administração de Empresa, com habilitação em Comércio Exterior, conta que quando assumiu a presidência do Conselho Diretor da Novo Encanto não imaginava o tamanho do desafio. “A formação em administração permitiu que eu percebesse logo no início as mudanças que precisavam ser feitas, para que a gente pudesse realizar o trabalho da melhor maneira”. Para José Roberto, o maior legado do seu mandato é o trabalho da gestão administrativa, financeira e contábil. “Criamos uma plataforma que está permitindo que associação possa crescer sobre uma estrutura sólida”.

Consciência ecológica

A Novo Encanto, no ponto de vista de Thiago Beraldo, precisa cada vez mais fazer o trabalho descrito na Carta de Princípios, que é conscientizar as pessoas: “Trazer mais consciência ambiental, despertar o entendimento de que a gente é parte da natureza, e precisamos viver em harmonia”.

O presidente salienta também a importância de se promover o reencantamento das pessoas com a natureza, através das atividades nos núcleos, passeios, expedições em áreas de preservação. Um trabalho que demanda comunicação. “A comunicação da Novo Encanto é feita por uma equipe grande e merece ter status de diretoria, porque é um trabalho estratégico. A gente precisa melhorar a nossa comunicação com os sócios da Novo Encanto e com todos aqueles que compartilham do nosso objetivo de preservar a natureza”.

Um outro grande desafio apontado pelo presidente é tornar a Novo Encanto cada vez mais independente financeiramente. Para cumprir esse objetivo, foi criada a Diretoria de Projetos e Captação de Recursos, que tem Hudson Cavalcante como responsável. Beraldo explica ainda que é um trabalho de continuação do que foi feito na gestão passada. Um trabalho que contou com a dedicação do diretor executivo Carcius Azevedo.

Mesmo antes da posse houve um importante trabalho de transição, com reuniões de alinhamento para garantir a continuidade no próximo triênio, em especial no que diz respeito ao fortalecimento da Novo Encanto nas regiões.  “Tivemos um avanço muito bom nesse triênio, com a participação dos coordenadores regionais, fazendo reuniões mensais com eles, e tendo várias atividades locais. Queremos dar continuidade a esse trabalho”, contou Carcius Azevedo. Para o novo triênio, destacou o foco na criação de roteiros de turismo ecológico em todo o País. “É um programa importante porque, além de apresentar o Brasil para as pessoas de uma forma bonita, a gente vai proporcionar a geração de emprego e renda para nossa irmandade”.

Animado com o novo desafio, Thiago Beraldo disse que “a Novo Encanto é uma oportunidade para a gente se reencantar com a natureza e se transformar de dentro pra fora. Fazer isso com bom sentimento, levando alegria para as pessoas”.

CONSELHO DIRETOR

2020-2023

Presidente

Thiago Beraldo

Vice-Presidente

Leonardo Pauperio

Presidente de Honra

Raimundo Monteiro de Souza

José Carlos Garcia

Tadeu Feijão

Edison Saraiva

Theodoro Irigaray

Manuela Bernis

Danilo Correa

Silvia Margarido

Toni Spoliansky

Mônia Laura Faria Fernandes

CONSELHO CONSULTIVO

(ex-presidentes da Novo Encanto)

Isidoro Castro

Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray

José Mauro Fagundes Silveira

Flávio Gordon

Genis Garcia Pereira Junior

José Cassimiro Godoy

José Roberto Silva Barbosa

CARGOS EXECUTIVOS (DIREX)

Diretor Executivo

Carcius Azevedo dos Santos

Diretor Admininstrativo Financeiro

Alexandre Pauperio 

Diretor Adjunto

Andrea Pereira Fróes 

Diretor de Gestão do Seringal NE

José Roberto Silva Barbosa

Diretor de Projetos e Captação de Recursos

Hudson Cavalcante 

Diretor de Comunicação

Flavio Gut

Tesouraria

Prosper / Paola Torres

CARGOS DE ASSESSORAMENTO

Asessoria de Educação e Interpretação Ambiental

Selma Santiago

Adriana Lúcia Batista de Castro

Assessoria de Articulação Internacional

Patrícia Cantuária 

Asessoria Jurídica

André Fagundes

Thais Roriz

 Assessoria de Produtos e Serviços Sustentáveis

Cleiton Adriano Signor

Assessoria Novo Encanto Expedições

Anais Serkeis e Yuri Parkinson

Assessoria de Formação e Capacitação

Rachel Cavalcanti Stefanuto

CONSELHO FISCAL

Presidente

Sueli Fonseca

Membro Efetivo

Graciele Viana de Souza Spotto

Membro Efetivo

Maria Luiza Silveira

1º Suplente

Gabriela Paranayba

2º Suplente

Lucas Graças Generoso

3º Suplente

Leonardo Nunes Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.