Revitalização produtiva e socioambiental do Seringal Novo Encanto

Novo Encanto Educação, SAF, Seringal Novo Encanto Deixar Comentário

Por Waléria Lemos de Sant’Anna*

O módulo 01, da 1ª Capacitação no Espaço de Vivência Socioambiental Mestre Luiz Maciel, no Seringal Novo Encanto, do Curso de Capacitação com Implantação Prática em Sistema Agroflorestal Sintrópico, aconteceu nos dias 24 e 25 de julho de 2021.

RELEMBRANDO

Em 16 de dezembro de 2020, foi inaugurado¹, no Seringal Novo Encanto, o Espaço de Vivência Socioambiental Mestre Luiz Maciel da Costa, que é uma estrutura de apoio para os participantes de cursos e oficinas de capacitação, realizadas pela Novo Encanto, para os extrativistas, agricultores familiares, trabalhadores urbanos e rurais que vivem no Seringal Novo Encanto e no seu entorno.

Esse “Espaço” foi construído graças ao Convênio entre a Novo Encanto e a Fundação Banco do Brasil, assinado em agosto/2019: Projeto 17.330 – “Capacitação da cadeia produtiva seringalista com reaplicação de tecnologias sociais na infraestrutura”.

Foto: Inauguração do Espaço de Vivência Socioambiental Mestre Luiz Maciel da Costa – Seringal Novo Encanto – Lábrea (AM), em 16.12.2020

 

PREPARANDO

Reunir 31 pessoas para uma capacitação de dois dias, em um seringal – e em plena pandemia – não é lá uma tarefa fácil!

O módulo 01, da 1ª Capacitação no Espaço de Vivência Socioambiental Mestre Luiz Maciel, no Seringal Novo Encanto, do Curso de Capacitação com Implantação Prática em Sistema Agroflorestal Sintrópico, aconteceu nos dias 24 e 25 de julho passado. Demandou um tanto de trabalho – desde a mobilização para recadastrar (por conta da pandemia, algumas pessoas já cadastradas, infelizmente, haviam falecido ou mudaram de área) participantes da capacitação; a compra de todos os materiais; o replanejamento (por conta da pandemia, teve que ser readequado para ficar dentro do novo prazo de execução do projeto) do conteúdo programático; o alojamento; a alimentação; toda a logística envolvida; etc.! Mas a gestão do diretor do Seringal Novo Encanto, José Roberto da Silva Barbosa, em toda a organização e realização desse processo, mais a dedicação da equipe técnica e voluntários nas tarefas realizadas, fez com que o trabalho fosse desenvolvido de forma harmoniosa.

 Foto: Parte da Equipe do projeto – sra. Maria das Dores Barbosa (camisa verde), Assistente Social do projeto, e Alisson Munaretti (camisa azul), Engenheiro Florestal, em ação de recadastramento dos participantes (moradores do Ramal Progresso, próximo ao Seringal Novo Encanto.

Foto: Maria das Dores, responsável pelas compras   

Foto: Transporte dos participantes – ônibus  da Novo Encanto

Foto: Equipe da alimentação (Da E pra D): Lucila, Tatiane, Francilene e Eliete. Obs. As máscaras foram retiradas para fazer a foto!!!

Foto: As equipes de apoio do Projeto, nesta capacitação, sob a coordenação de José Roberto.

 

REALIZANDO

O eterno ensinar e aprender

Vejam como a Novo Encanto realizou sua 1ª Capacitação para os moradores do  Seringal Novo Encanto e do seu entorno, utilizando o seu novo Espaço de Vivências Socioambientais, proporcionando mais conforto a seus participantes.

  • A TEORIA:

Foto: Palestra – Princípios do Sistema Agroflorestal Sintrópico – Ministrada pelo instrutor Pedro Paulo Gabriel Sardinha (Peu), Agroflorestor.

os princípios de sucessão e de estratificação, os tipos de sistemas florestais e suas características, desenhos das dinâmicas naturais e como o produtor pode usar essa tecnologia a favor dos seus interesses de produzir recursos oriundos do reino vegetal e do reino animal.

  • A PRÁTICA:

Foto: Aula Prática – O instrutor Peu mostra como reconhecer as sementes e mudas a serem plantadas no Sistema Agroflorestal (SAF).

os princípios de estratificação e sucessão, presentes na floresta nativa, ao lado da plantação de açaí, no Seringal Novo Encanto, foram vistos, na prática, pelos participantes da capacitação que puderam realizar um manejo de podas da borda da floresta, utilizando o material da poda para cobrir o solo, de forma que foi possível a implantação de mudas e sementes próprias dessa época de estiagem nessa região da Amazônia.

Presentes na capacitação, o Presidente da Associação de Produtores Rurais Cafarnaum, Sr. Francisco de Assis Chagas do Nascimento, de camisa xadrez (Professor) e o Diretor do Seringal, m. José Roberto! As pessoas ficaram sem máscara porque estavam em área no campo!

  • O APRENDIZADO ALÉM DA TEORIA E PRÁTICA DO PLANTIO:

o Sistema Agroflorestal Sintrópico, permitiu que, junto aos participantes dessa capacitação, fosse dado o início do resgate da CULTURA DE MUTIRÃO, prática bem importante para agricultores familiares.

analisando, juntos com o instrutor “Peu” e os monitores Alisson e Emanuel, as pessoas, de FORMA PARTICIPATIVA, escolheram as áreas para introdução de mais 145 novas plantas  no SAF (Sistema Agroflorestal):  mudas de cacaueiros, açaizeiros, castanheiras, coqueiros, cupuaçuzeiros, seringueiras, mulateiros, paus d’arco e sementes de quiabo, maxixe e pepino, próprios para se desenvolverem com a pouca umidade atmosférica desse período do ano, na Floresta Amazônica.

Provavelmente, em Outubro, quando essa turma voltar, para o 2º Módulo do curso, em sua alimentação, contará com o resultado do quiabo, maxixe e pepino semeados, nesse Julho. Já os maiores benefícios das árvores plantadas, serão desfrutados pelas próximas gerações…

Foto: Participantes e Equipes de apoio do 1º. Módulo de Capacitação.

CRESCENDO

A 1ª turma do Curso de Capacitação com Implantação Prática em Sistema Agroflorestal Sintrópico, no Seringal Novo Encanto, aprendeu novas técnicas de plantio e em sua aula prática contribuiu com o SAF do Seringal Novo Encanto – e com o Planeta, enfim.  A ela, nossa gratidão!

 É plano da Novo Encanto continuar a disseminar, especialmente entre os moradores do Seringal e do seu entorno: informação, formação e desenvolvimento de práticas de produtividade sustentável; a promover momentos de sensibilização para que eles incluam em suas práticas de plantio produtos que contribuam, tanto para que tenham uma melhor qualidade de vida, como tragam, com essas práticas, consequências positivas para o Planeta e que, com essas ações, ela incentive, cada vez mais, uma convivência harmoniosa entre todas as pessoas que habitam no Seringal e no seu entorno.

 

¹ O Espaço de Vivência Socioambiental Mestre Luiz Maciel da Costa foi construído e inaugurado, entre abril e dezembro de 2020, em plena pandemia!  Leia a matéria de sua inauguração em https://novoencanto.org.br/novo-encanto-inaugura-espaco-de-aprendizagem-no-seringal/

 

* Texto: Waléria Lemos de Sant’Anna (Coordenadora Técnica e Financeira – Designada do Projeto FBB 17.330)

– Colaboração: Salete Moraes (Auxiliar da Diretoria de Comunicação)

Fotos: Acervo Comunicação Novo Encanto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.