TCC aborda relação entre a Carta de Princípios da Novo Encanto e as éticas e princípios da Permacultura

Novo Encanto Educação 1 Comment

No dia 18 de abril de 2022, a pesquisadora e monitora da Novo Encanto Elis do Nascimento Silva realizou a defesa pública da pesquisa de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em Permacultura, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), intitulado: “A Permacultura no contexto das religiões Hoasqueiras: concepção de um projeto de design ecológico no Núcleo Luz Abençoada, União do Vegetal (UDV)”.

Este trabalho teve por objetivo realizar um projeto de design ecológico voltado ao planejamento permacultural da área do Núcleo Luz Abençoada, da União do Vegetal (UDV), localizado no município de Tijucas (SC) – 9ª Região, buscando considerar as especificidades do contexto de pesquisa relacionado à esta religião Hoasqueira e a uma prática ecológica ligada à espiritualidade. Concomitantemente, este trabalho abordou também sobre as relações entre a Carta de Princípios da Novo Encanto e as éticas e princípios de planejamento da Permacultura a partir do desenvolvimento das ações socioambientais da monitoria da Novo Encanto no Núcleo Luz Abençoada.

Esteve presente e participando como membro da banca examinadora deste TCC o presidente do Conselho Diretor da Novo Encanto, Thiago Beraldo, o qual avaliou positivamente esta pesquisa.

Acordo de Cooperação

Por ter sido criada na Floresta Amazônica e ter na base de seu ritual o uso do Chá Hoasca, preparado a partir de duas plantas nativas da região (Mariri e Chacrona), a União do Vegetal nasceu com a vocação de respeito, zelo e preservação do meio ambiente.

A partir dessa realidade, sócios da União do Vegetal fundaram, em 1990, uma organização não governamental para implementar suas ações ambientais: a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico que, em 2010, transformou-se em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), apta a realizar projetos de preservação e desenvolvimento sustentável.

Em 2011, a Novo Encanto formalizou um termo de cooperação técnica com a Centro Espírita Beneficente União do Vegetal que prevê a soma de esforços em objetivos comuns. Entre eles,  preservação e plantio do Mariri e Chacrona; capacitação de plantadores dessas plantas; educação ambiental; desenvolvimento de técnicas de permacultura, agrofloresta, agricultura orgânica e bioconstrução; e preservação de nascentes. A elaboração de projetos de manejo florestal e recuperação de áreas degradadas fazem parte do acordo.

O vídeo da gravação da defesa pública e apresentação desta pesquisa à comunidade acadêmica pode ser acessado neste link: https://youtu.be/Y6yNa8OkrRk

 

Comments 1

  1. Estudo de importancia impar, pois trás a dimensão do trabalho pelo olhar pela ferramenta de gestão ambiental considerando os processos escolhidos como zonas. Acredito que vem melhorar mais um tanto as tomadas de decisões do manejo olhando para a expansão das praticas cada vez mais consciente entre a natureza vegetal e o ser humano. Parabéns Elis pelo trabalho e grata por nos participar e compartilhar o momento da defesa deste TCC!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.