Parceria com a PETROBRAS BENEFICIA JOVENS DE ALAGOAS

Flavio Cultura, Educação, Notícia Deixar Comentário

A Petrobras, em parceria com a Associação Novo Encanto, realizará mais uma edição do Programa Jovem Aprendiz, iniciativa que leva oportunidade para estudantes entre 17 e 19 anos que vivem em vulnerabilidade social e estão matriculados e frequentes no ensino médio das escolas públicas dos municípios de Pilar e São Miguel dos Campos, em Alagoas. As aulas terão início no próximo mês de agosto de 2014 e se estenderão até maio de 2016.

O Programa Jovem Aprendiz tem o objetivo de promover a inclusão social do menor aprendiz, por meio de sua qualificação social e profissional, contribuindo assim para sua melhor inserção no mercado de trabalho como prevê a Lei 10.097/2000 de Responsabilidade Fiscal, em comum acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, através do Departamento de Políticas Públicas para a Juventude.

Nesta segunda edição, 20 estudantes serão selecionados pela Associação Novo Encanto, que também fará a contratação e o acompanhamento de desempenho na formação específica (junto ao SENAI/SENAC) e no ensino regular, além de dar o suporte e acompanhamento junto às famílias dos contemplados, durante todo o período de aprendizagem.

O programa é mantido pela Petrobrás, que liberou R$ 1.308, 702,48 a serem investidos na formação dos jovens estudantes e no contrato de aprendizagem por 22 meses, assegurando-lhes um salário mínimo de R$ 622,00 (reajustado anualmente), jornada de quatro horas/dia, 13º salário, seguro de vida, vale refeição e ajuda de custo para transporte.

O Programa Jovem Aprendiz atua em três direções:

  • Qualificar o jovem para o mercado de trabalho, desenvolvendo nele habilidades específicas, além das de comunicação e de escrita;
  • Formar o jovem para enfrentar o mercado de trabalho, dando-lhe conhecimentos de direitos trabalhistas e sociais, segurança e saúde, organização sindical, entre outros;
  • Possibilitar ao jovem o acesso à educação, à cidadania e ao pleno exercício de direitos, com informações sobre qualidade de vida, meio ambiente, questões de gênero e etnia, direitos humanos, entre outras.

A proposta de qualificação contempla habilidades básicas, específicas e de gestão requeridas pelo mercado de trabalho, com conteúdo voltado para a formação do jovem cidadão.

A NOVO ENCANTO é uma organização social sem fins lucrativos. Além de desenvolver projetos ecológicos, executa programas de preservação da cultura e de desenvolvimento social. Foi inicialmente contratada pela Petrobras para desenvolver o Programa Jovem Aprendiz – PPJA I – de junho de 2012 a maio de 2014, e em 22 de julho próximo realizará a formatura da primeira turma de Jovens Aprendizes na sede do SENAI em Maceió/AL.

Durante todo este tempo de convívio com os jovens, a Coordenação da Novo Encanto Regional Alagoas vivenciou momentos de alegria, expectativas e também de apreensão diante de alguns acontecimentos inesperados, tais como a morte de 1 jovem e casos de gravidez na adolescência. Histórias de superação e crescimento pessoal foram escritas ao longo dos quase dois anos em que estes jovens estiveram conosco no programa.

Na fase inicial do PPJA I, a Novo Encanto teve a oportunidade de incluir no conteúdo pedagógico temas voltados para o desenvolvimento ecológico, respeito e conservação do meio ambiente. Os jovens vivenciaram a construção de uma fossa ecológica dentro das instalações da ONG, em Marechal Deodoro-AL, participaram de vivências ambientais e de atividades lúdicas nas quais aprenderem maneiras criativas de reutilizar embalagens de produtos do consumo cotidiano. O constante contato com a natureza também enriqueceu o aprendizado.

O resultado deste trabalho revela-se na transformação visível de alguns dos jovens da turma que, se no início apresentaram resistência aos métodos de ensino adotados, indisciplina e dificuldade de sociabilização, ao final do programa demonstraram amadurecimento e consciência coletiva.

Com esta turma que se inicia em agosto de 2014, a Novo Encanto renova o compromisso de incluir no conteúdo pedagógico do programa, atividades que despertem nos jovens o interesse por uma vida mais sustentável, o respeito à natureza e a integração com o meio ambiente, formando adultos mais conscientes da importância do cuidado com o meio ambiente no desenvolvimento humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.