Seringal Novo Encanto: Aprendizados e Vivência na Floresta Amazônica

Flavio Cultura, Florestas, Notícia Deixar Comentário

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da 15ª Expedição ao Seringal Novo Encanto, localizado na fronteira do Amazonas com o Acre. O evento ocorrerá entre os dias 13 e 18 de julho e será aberto aos sócios da União do Vegetal (UDV), que terão a oportunidade de vivenciar momentos de contato com a natureza e conhecer a Floresta Amazônica.

Nesta edição, uma das novidades da programação é a visita ao Seringal Sunta, onde os participantes poderão conhecer mais a respeito das origens da UDV. De acordo com o presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, Teodoro Irigaray, a expedição é um momento rico, no qual se pode aprender mais da UDV, da floresta amazônica e da própria Associação.

“Participar de uma expedição ao Seringal Novo Encanto é ter a oportunidade de experiências e aprendizados revigorantes, em ambiente florestal, conhecendo mais de perto o modo de vida dos seringueiros. Cada expedição contribui para fortalecer o Seringal enquanto área de conservação sob nossa responsabilidade, aproximando os caianinhos das raízes da União do Vegetal”, afirmou Irigaray.

A abertura oficial da expedição acontecerá no dia 13 de julho, com a apresentação dos participantes. Para o dia 14 de julho está sendo preparada uma atividade de vivência na floresta e conhecimento dos povos tradicionais da região, o que incluirá caminhada acompanhada de mateiros, identificação dos nove vegetal e banho de igarapé.

Além disso, também serão realizadas atividades a respeito de práticas agroflorestais, sustentabilidade, biodiversidade e poder das plantas medicinais, assim como passeios de barco, visita à Samaúma e atividades culturais.

Quem já participou de outras edições da expedição recomenda o passeio. É o caso do jornalista Cláudio Oliveira, que mora em Cuiabá (MT). “O Seringal Novo Encanto é um paraíso na Terra. Vale cada momento nessa floresta maravilhosa e o aprendizado é turbinado, conhecendo os nove vegetal e o ambiente mágico em que nasceu a União do Vegetal. Mais do que recomendar, não vejo a hora de voltar”, disse Cláudio, que também é fotógrafo e disponibilizou os registros da visita ao Seringal em sua página no Flickr.

Inscrições

As inscrições para a expedição podem ser feitas pelo site www.expedicaonovoencanto.eventize.com.br e as vagas são limitadas. O valor da inscrição é R$ 850, com opções de parcelamento em até 10 vezes. Nesse valor estão incluídos translado do aeroporto de Rio Branco / Núcleo UDV / Seringal Novo Encanto / Plácido de Castro / Seringal Sunta / Rio Branco, alimentação, hospedagem e passeio de barco. Os bilhetes aéreos até Rio Branco (AC) devem ser adquiridos pelos participantes.

As pessoas que tiverem dúvidas ou quiserem mais informações a respeito da expedição podem enviar e-mail para novoencantosecretaria@gmail.com.

Seringal

O Seringal Novo Encanto é uma área de 8.125 hectares, situada no município de Lábrea (AM), na fronteira com o Acre. Foi a aquisição e necessidade de preservação desse local que deram origem à Associação Novo Encanto, em 1990. A entidade realiza diversas ações para preservar essa área contra invasões, extração de madeira e devastação da floresta. Parte das ações desenvolvidas na região é focada no ecoturismo, além de atividades econômicas sustentáveis, como a produção de castanha e couro vegetal.

Localizado em uma área de grande importância ambiental devido à sua biodiversidade, o Seringal Novo Encanto possui 381 espécies de plantas identificadas e uma grande variedade de sistemas hídricos com um rio, doze igarapés e seis lagoas.

Larissa Campos
Comunicação – Novo Encanto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.