FullSizeRender

Assembleia Geral fortalece trabalho institucional

Flavio Cultura, Notícia Deixar Comentário

A Assembleia Geral Ordinária da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico foi realizada neste domingo, 15, onde foram tratados importantes assuntos para o avanço e desenvolvimento institucional da mesma. Os participantes aprovaram o balanço financeiro de 2015; alterações no Estatuto da Associação; novas indicações de membros na Diretoria Executiva e Conselho Fiscal; a regularização fundiária do Seringal com venda de parte das áreas ocupadas por posseiros e a criação do Fundo Florestal e seu Conselho Gestor.

A reunião foi realizada em Brasília com transmissão online para todo o país, que inovou no formato e abrangência da Assembleia Geral, acessível a todos os associados interessados em participar. Raimundo Monteiro de Souza, presidente de Honra da associação, esteve presente e registrou sua satisfação em ver o andamento desta obra. “É uma grande alegria ver outras pessoas chegando para somar nesse trabalho que começamos com tanto esforço” apontou, com referência aos inícios da Novo Encanto em 1990.

O presidente, Teodoro Irigaray, apresentou as ações em andamento e o planejamento da atual gestão. “Estamos avançando na regularização fundiária do Seringal e no fortalecimento da diretoria executiva para melhor gerenciamento administrativo e financeiro”, informou.

A colaboradora Iara Reink fez a apresentação do Relatório Anual de Atividades referente ao ano de 2015, uma consolidação dos relatórios enviados pelos monitores e que demonstra a crescente participação de voluntários e atividades realizadas em todo o país.

Na sequência, foram apresentados os itens para apreciação da Assembleia:

Balanço Financeiro de 2015
O diretor executivo Guilherme Eidt realizou a prestação de contas de 2015 e na sequência, Luiz Hoeckele fez a leitura das recomendações do Conselho Fiscal, que foram aprovadas pela Assembleia Geral. Entre as recomendações, foi indicado diminuir o número de contas bancárias e contratar um novo serviço de contabilidade, providencias que já haviam sido adotadas pela Diretoria.

Alterações no Estatuto da Associação
Verificou-se a necessidade de adequações do Estatuto à Lei 13.204/2015, marco regulatório das organizações da sociedade civil. Além de melhorias no detalhamento das atribuições dos órgãos de gestão, correção de contradições e simplificação da linguagem e formatação. As alterações foram aprovadas pela Assembleia.

Novos membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
A Assembleia Geral referendou a alteração e nomeação de novos membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, indicados pelo Conselho Diretor. Ficou definido:

Diretor Executivo: Guilherme Eidt
Diretora Adjunta: Daniele Costa Nitschke
Diretora Administrativa Financeira: Waléria Lemos de Sant’Anna
Conselho Fiscal
Presidente: Luiz Hoeckele
Membros: João Felipe Parreira e Nabil Bizri
Suplentes: Pedro Mandai, Julio Bucar e Marcelo Bresolin

Regularização fundiária do Seringal
O Seringal Novo Encanto, ao longo de seus anos, teve parte de sua área ocupada por posseiros. A atual gestão vem trabalhando para regularização desta situação e verificou a venda dessas áreas já devastadas como melhor possibilidade de resolução do conflito e levantamento de recursos para a manutenção das áreas preservadas. Ficou aprovado na Assembleia a venda de parte da área, localizada na margem direita do Rio Iqueri e a destinação do valor da venda para o Fundo Florestal. Detalhes dessa negociação serão disponibilizados numa edição especial do Alto Falante já em elaboração.

Fundo Florestal
Foi aprovado a criação do Fundo Florestal para a gestão de recursos que serão recebidos com a venda das áreas ocupadas no Seringal. Ficou aprovado também que o Conselho Diretor definirá os integrantes do Conselho Gestor desse Fundo e as diretrizes para aplicação dos recursos, priorizando-se as ações que visem assegurar a sustentabilidade financeira e segurança do Seringal.

A gravação em vídeo e ata da Assembleia, as recomendações do Conselho Fiscal e cópia do novo estatuto serão disponibilizados para todos os associados.