Campinas oferece oficina com abelhas jataí

Flavio Cultura, Educação, Sustentabilidade Deixar Comentário

Em Campinas, no dia 15 de outubro, será realizada uma oficina de manejo com abelhas Jataí, promovida pela monitoria local da Novo Encanto.

As Jataí são abelhas sem ferrão que produzem um mel com propriedades medicinais comprovadas pela ciência. Além de possibilitarem um mel com alto valor agregado e sabor muito apreciado, elas permitem ganhos socioambientais com pouco investimento e rápido retorno.

O manejo é de baixa complexidade e baixo custo de implementação. “Mas o retorno financeiro é garantido”, afirma o biólogo Edmilson Rui, um dos responsáveis pela oficina. Rui explica que manter uma criação com diversas caixas de abelhas Jataí exige pouca ou nenhuma manutenção ao longo do ano e que não há necessidade de roupas especiais para a colheita do mel. “Uma vez implementado, o manejo pode possibilitar a produção de mel de altíssima qualidade por um longo período”, assegura Rui.

A presença de abelhas Jataí em plantios não oferece perigo algum para os plantadores. “Por não possuírem ferrão, as Jataí também são ótimas para as atividades de educação ambiental”, lembra Daniel Gomes, meliponicultor que, a partir de uma iniciativa da monitoria da Novo Encanto em Campinas, iniciou, em novembro de 2015, o meliponário (criação de abelhas sem ferrão) no local.

Augusto Cezar Soares Neto, Coordenador Regional da Novo Encanto, destaca os benefícios que a meliponicultura pode proporcionar: “Além de agir diretamente na fauna e flora local, viabilizando a sustentabilidade, a proposta da oficina está alinhada com os princípios que orientam as ações da Novo Encanto. Também queremos promover um ambiente que possibilite a aproximação entre todos aqueles alinhados com os temas do meio ambiente”.

Data e Local
Dia 15/10/2016, das 8h às 18h
Núcleo Alto das Cordilheiras
Estrada das Cabras. Lote 11. Loteamento Capricórnio 2.
Distrito de Joaquim Egídio, Campinas, SP

Preço
R$40,00 + R$ 10,00 de contribuição para alimentação
Materiais para a construção de uma caixa específica para abelhas Jataí inclusos no preço

Informações
Edmilson Rui, Daniel Gomes e Arthur Lima – Tel. (19) 99769-3238 (Edmilson); email: erui.br@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.