Aprovado projeto da Cadeia Produtiva da Castanha em São João da Baliza

Flavio Florestas, Notícia, Reflorestamento, Sustentabilidade Deixar Comentário

O tempo está favorável para a Novo Encanto realizar mais projetos junto à Central de Formação de Plantadores (CFP), que fica em São João da Baliza, a 350 km de Boa Vista (RR).

A boa nova chegou em 2017, junto às comemorações do 27º aniversário da Novo Encanto: a aprovação do projeto Cadeia Produtiva da Castanha do Brasil, Agroindústria Pequeno Porte em edital da Fundação Banco do Brasil (FBB).

Com o projeto, a Novo Encanto (NE) receberá R$ 70 mil da FBB para implantar um Sistema Agroflorestal (SAF) na área da CFP. O investimento permitirá adquirir implementos e insumos agrícolas, materiais de irrigação, mudas de castanheira e animais de pequeno porte.

Um novo ciclo começa para 280 beneficiários diretos, entre os agricultores familiares e extrativistas que trabalham junto à CFP. Além de possibilitar segurança alimentar (por meio do consumo de alimentos orgânicos), o projeto gera renda extra (com a venda do excedente da produção) e dissemina mudas de Castanha do Brasil no entorno da CFP, beneficiando a área de Plantio conservada pela CFP.

A implementação do SAF também reduz os custos com alimentação durante as capacitações que são realizadas anualmente, em novembro, aos associados da NE e da UDV, permitindo que o valor da inscrição seja ainda mais acessível.

Aloysio Menezes, presidente da CFP, comemora: “o 1º projeto Cadeia Produtiva da Castanha do Brasil [outras informações nas páginas 8 e 9 da 1ª edição do Sentinela da Floresta] executado com recursos da FBB está em pleno andamento. Compramos moto, carreta de quatro toneladas, roçadeira e uma impressora. Agora, com os benefícios desse 2º projeto Cadeia Produtiva da Castanha do Brasil, vamos fazer um trabalho de subsistência para produzir nossos próprios alimentos em 2017”.

Texto: Redação Novo Encanto

Colaboraram: Waléria Lemos de Sant’Anna e Rômulo Campos Ricieri

Foto: Mario Junior Mesquita da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.