Jovens e crianças da Serra Gaúcha conhecem as abelhas Jataí

Flavio Biodiversidade, Cultura, Educação, Institucional, Sustentabilidade Deixar Comentário

Com o objetivo de estimular as crianças a refletir sobre a  importância da biodiversidade e dos cuidados com a saúde e com a Natureza, a Novo Encanto realizou no dia 05/08 uma atividade de educação ambiental onde as crianças e jovens puderam conhecer as abelhas Jataí, sem ferrão.

A atividade aconteceu no Sítio Palmará, na zona rural da cidade de Antônio Prado, na Serra Gaúcha.

As crianças e os jovens ficaram encantados com as abelhas.  “Nós abrimos as caixas onde as abelhas vivem, mostramos para a garotada como elas se organizam e produzem o mel”, explica o apicultor Élio Gerônimo Chilanti, responsável pelo evento.

A Jataí é uma espécie de abelha sem ferrão capaz de produzir um mel que chama a atenção pelos benefícios nutricionais. “Esse mel é muito procurado por quem quer melhorar o sistema respiratório e fortalecer o organismo e também por pessoas que querem, simplesmente, experimentar um mel com sabor diferente”, conta.

A partir dessa atividade, a Novo Encanto de Antônio Prado irá organizar um trabalho com o objetivo de envolver, ainda mais, as crianças na criação de abelhas. “Ganhamos uma caixa de abelhas nativas para nos aproximarmos dessa riqueza da natureza, que é a produção de mel”, comenta Adriana Iguariassá, monitora da Novo Encanto em Antônio Prado.

 Sobre a abelha Jataí

A abelha Jataí é nativa do Brasil, encontrada desde o Rio Grande do Sul até o México.

É uma abelha bastante rústica, com grande capacidade de fazer ninhos e sobreviver em diferentes ambientes, inclusive em áreas urbanas.

Produz mel em menor quantidade do que as abelhas com ferrão, mas o preço de venda é bem maior. Um litro desse mel chega a custar R$ 100.

 

Texto: Patrícia Silveira Correia da Silva, jornalista da 9ª região da Novo Encanto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.